igoospel

Nuvem de gafanhotos desiste de vir para o Brasil após chegada de frente fria

A nuvem de gafanhotos famintos que ameaçava chegar ao Brasil nesta sexta-feira (26) retornou e segue em território Argentino. A Agência d...


A nuvem de gafanhotos famintos que ameaçava chegar ao Brasil nesta sexta-feira (26) retornou e segue em território Argentino. A Agência de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina informou que a localização exata dos insetos é imprecisa, porque o tempo na região está nublado.

Segundo a  Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul os gafanhotos não devem se aproximar da fronteira, como esperado ontem, por causa de uma frente fria que atingiu o Sul do Brasil. O vento, que soprava do interior, acabou mudando de direção e intensidade. As rajadas no sentido oposto, de até 138 km/h, levaram os animais de volta para a Argentina. Pesquisadores acreditam que os gafanhotos ainda podem chegar ao Brasil, mas seria em número bem menor e menos preocupante.

O que também contribuiu para os insetos se afastarem das nossas lavouras é o clima. Os gafanhotos gostam de tempo seco e sol. Como choveu bastante nesta quinta-feira nos Estados do Sul, esfriou e hoje podem ocorrer geadas no Rio Grande do Sul.

Ontem, quinta-feira (25), o Ministério da Agricultura decretou por um ano estado de emergência fitossanitária em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul por causa da nuvem de gafanhotos. O decreto permite ao governo adotar medidas de controle contra os insetos com maior rapidez, inclusive usar agrotóxicos que não estão na lista de produtos permitidos no Brasil.


Relacionados

natureza 5503687253614299379

Postar um comentário

emo-but-icon

item