igoospel

Serviço de limpeza de esgoto, no Paquistão, é feito exclusivamente por cristãos

Antes de Jamshed Eric mergulhar nas profundezas das ruas de Karachi, no Paquistão, para limpar esgotos entupidos com as próprias mãos, el...


Antes de Jamshed Eric mergulhar nas profundezas das ruas de Karachi, no Paquistão, para limpar esgotos entupidos com as próprias mãos, ele faz uma pequena oração a Jesus para mantê-lo seguro.

O trabalho é árduo, e ele não usa máscara ou luvas para protegê-lo do lodo fedorento e das plumas tóxicas de gás que espreitam no subsolo.

“É um trabalho difícil”, disse Eric. “Na sarjeta, muitas vezes estou cercado por enxames de baratas.”

Depois de um longo dia, o cheiro de seu trabalho permanece até em casa, como um lembrete constante de seu lugar na vida. “Quando levanto a mão à boca para comer, cheira a esgoto”, disse ele.

Uma recente onda de mortes entre os limpadores de esgotos cristãos no Paquistão ressalta como a discriminação de castas que outrora governou os hindus do subcontinente indiano permanece, não importa a religião.

Como milhares de outros hindus de casta baixa, os ancestrais de Eric se converteram ao cristianismo séculos atrás, na esperança de escapar de um ciclo de discriminação que dominava todos os aspectos de suas vidas: de quais poços de água eles podiam beber e quais empregos poderiam ter.

Os limpadores manuais de esgoto, conhecidos como varredores, estão na parte inferior dessa hierarquia, a mais intocável das castas hindus intocáveis.

Mas quando o subcontinente indiano se separou em 1947 e o Paquistão foi formado como terra natal dos muçulmanos da região, um novo sistema informal de discriminação se formou.

Hierarquia

No Paquistão, os muçulmanos estão no topo da hierarquia. E, como uma pequena minoria cristã do Paquistão, Eric agora foi forçado ao mesmo trabalho que seus ancestrais hindus tentaram evitar por meio da conversão religiosa.

Algumas áreas de Karachi são atormentadas com esgoto e lixo. Nos esgotos, os limpadores usam as próprias mãos para desentupir canos de fezes, sacos plásticos e lixo hospitalar.

Embora a Índia tenha proibido ilegalmente a discriminação baseada em castas com sucesso misto, no Paquistão é quase encorajada pelo estado. Em julho, os militares paquistaneses colocaram anúncios em jornais de varredores de esgoto com a ressalva de que apenas os cristãos deveriam se inscrever. Depois que os ativistas protestaram, a exigência religiosa foi removida.

Mas os municípios do Paquistão contam com varredores cristãos como Eric. Na ampla cidade portuária de Karachi, os varredores mantêm o sistema de esgoto funcionando, usando as próprias mãos para desobstruir canos de esgoto de fezes, sacolas plásticas e resíduos hospitalares perigosos, parte dos 1.750 milhões de litros de resíduos que os 20 milhões de habitantes da cidade produzem diariamente.

Em um dia recente, Eric, 40, foi contratado para limpar três esgotos por US$ 6.

Eric envia seu filho para a escola longe do bairro lotado e segregado em que vivem os limpadores de esgoto da cidade, na esperança de libertá-lo da discriminação que o obrigou a participar desse trabalho. Em casa, o bairro onde vive carece de água potável e de escolas. Enxames de mosquitos, pilhas de lixo e calhas transbordantes são a única abundância da área.

Enquanto a maioria dos varredores como Eric é analfabeta, sua geração tem sido mais determinada a pressionar seus filhos a frequentar a escola para quebrar o ciclo de discriminação, assim como seus ancestrais tentaram fazer quando se converteram. Mas os filhos ainda se veem discriminados, forçados a adotar a profissão de seus pais.

Enquanto os cristãos representam apenas 1,6% da população do Paquistão, de cerca de 200 milhões, de acordo com um censo do governo de 1998, grupos de direitos humanos acreditam que ocupam cerca de 80% dos empregos em varredores. Os hindus de casta inferior preenchem o restante dos espaços.

Quando o município de Karachi tentou recrutar muçulmanos para desobstruir calhas, eles se recusaram a descer pelos esgotos, em vez de varrer as ruas. O trabalho foi deixado para cristãos como Eric, conhecido depreciativamente como “choora” ou sujo.

Eles passam horas dentro dos esgotos da cidade. Quase todos desenvolvem problemas respiratórios e de pele devido ao contato constante com resíduos humanos e vapores tóxicos. E para alguns, o trabalho tem sido letal.

“Vi a morte de muito perto”, disse Michael Sadiq, as pernas tremendo ao pensar em sua carreira de duas décadas como varredor.

Por: Guiame/ Com informações do NYT – Foto: Reprodução/NYT

Relacionados

internacional 4544692141028950036

Postar um comentário

emo-but-icon

item