igoospel

Ataque a aldeia deixa 20 cristãos mortos,feridos e desaparecidos na Nigéria

Os ataques armados de pastores Fulani a vilarejos agrícolas no estado de Kaduna, na Nigéria, continuaram, conforme relatos sugerem que pe...


Os ataques armados de pastores Fulani a vilarejos agrícolas no estado de Kaduna, na Nigéria, continuaram, conforme relatos sugerem que pelo menos 20 pessoas foram mortas em uma série de ataques na semana passada.

O presidente nacional da Associação de Desenvolvimento Adara, Awema Maisamari, anunciou na sexta-feira passada que quatro dias de ataques de 18 a 22 de maio contra várias aldeias na área do governo local de Kajuru levaram à morte de pelo menos 20 pessoas.

“Houve ataques diários e destruição de segunda a quinta-feira nos assentamentos remotos de Magunguna, Idazo, Ungwan Galadima, Ungwan Guza, Etissi, Ungwan Ma'aji, Ungwan Dantata, Ungwan Araha 1 e 2, Ungwan Goshi, Ungwan Shaban, Ungwan Jibo. Ungwan Maijama'a, Ungwan Sako, Ungwan Maidoki e Ungwan Masaba ”, disse Maisamari em comunicado, segundo o jornal The Punch .

O Adara , um grupo majoritariamente cristão, é um dos maiores grupos étnicos do sul de Kaduna.

"Até [na última sexta-feira à tarde] 20 pessoas foram mortas, várias outras estão feridas ou desaparecidas", acrescentou o chefe da Adara Development Association.

Maisamari disse que “os membros da comunidade traumatizados estão sofrendo” e “se perguntando por que essa anarquia artificial ainda está sendo tolerada pelos poderes que estão”.

"Desde janeiro, assassinatos, mutilações, queimadas, saques e seqüestros continuam inabaláveis ​​de vila em vila", disse ele. “Houve 63 ataques terroristas e sequestros, mais de 107 pessoas mortas, cerca de 49 pessoas feridas, mais de 66 homens, mulheres e meninas sequestradas por resgate, mais de 111 casas queimadas. Trinta e duas aldeias foram destruídas e 20.000 pessoas deslocadas, especialmente nas últimas duas semanas. ”

Alheri Magaji, moradora de Kajuru, que lidera a Iniciativa de Ajuda Resiliente e Diálogo sem fins lucrativos e é filha do atual líder da Adara Chiefdom, disse  na terça-feira que ouviu falar de pelo menos cinco pessoas mortas na última rodada de ataques em Kajuru.

Ela disse que cerca de 4.000 pessoas são deslocadas internamente no distrito de Kallah, em Kajuru, após a última onda de ataques.

"Eles são literalmente aqueles com nada para comer amanhã", disse ela. "Eu tenho tentado fazer algumas ligações para ver o que podemos fazer por eles".

Segundo dados que foram compartilhados com ela por uma fonte no local, até 78 pessoas ficaram feridas em ataques realizados entre 19 e 24 de maio, nos quais mais de 600 casas foram queimadas.

Embora tenha havido cinco mortes que suas fontes conhecem, ela disse, pode haver muito mais mortes que ainda não são conhecidas porque a presença contínua de radicais Fulani em algumas aldeias impediu que os membros da comunidade voltassem a contar os mortos.

De acordo com os dados fornecidos a Magaji, há pelo menos 51 pessoas desaparecidas em Kajuru como resultado da última rodada de ataques.

"No momento, não podemos avaliar os danos porque os Fulanis ainda não deixaram suas aldeias", disse ela. “Tenho fotos de três cadáveres, mas eles não foram capazes de recuperar [todos] os cadáveres porque não puderam voltar para as aldeias. Estes são apenas os cadáveres que encontramos.

"Há um grupo de pessoas que conheci hoje [da cidade de Kaduna] que me disseram que dois de seus povos foram mortos há dois dias", acrescentou. “Um deles estava chorando e disse que seu primo era uma das duas pessoas mortas há dois dias enquanto fugia. Houve um bloqueio por parte do povo Fulani e duas pessoas foram mortas a tiros. ”

Dados semelhantes que correspondem aos dados fornecidos a Magaji foram relatados por SaharaReporters.com. Em um relatório , o site afirmou que cinco pessoas foram mortas e pelo menos 78 ficaram feridas quando suspeitos de radicais Fulani atacaram as aldeias de Idazau, Etissi, Bakin Kogi, Dutsen Gora, Ungwan Gora, Pushu Kallah e Magunguna durante o período de cinco dias .

A agência de notícias relata ainda que uma igreja católica e duas igrejas evangélicas foram destruídas como resultado dos ataques.

Os ataques seguem uma série de massacres anteriores que foram ditos por radicais Fulani na área do governo local de Kajuru no início deste mês, que mataram mais de 20 outras pessoas

Em um ataque noturno realizado na vila de Gonan Rogo, em 11 e 12 de maio, menos de 17 pessoas teriam sido mortas.

Os ataques lançados pelos radicais Fulani contra as comunidades agrícolas de Kaduna não são novidade.

No ano passado, dezenas de pessoas, se não centenas, foram mortas e muitas foram deslocadas quando suspeitos de pastores Fulani atacaram no estado de Kaduna.

Os ataques levaram alguns da comunidade Adara a viajar para Washington, DC, no ano passado, para divulgar a história deles .

“Viemos para os Estados Unidos no ano passado para conversar sobre como esses ataques estão acontecendo. E eles realmente não pararam ”, disse Magaji à CP.

Após os ataques contra as aldeias Kaduna no ano passado, Magaji disse que cerca de 12.000 pessoas foram deslocadas de suas casas.

Mas agora, ela diz que existem mais de 30.000 pessoas deslocadas em Kujuru. Ela disse que a maioria deles vive com amigos ou familiares, mas alguns foram forçados a dormir debaixo de árvores ou em edifícios incompletos. Alguns, ela disse, voltaram para suas aldeias.

No cinturão do meio da Nigéria, rico em agricultura, os ataques de radicais das comunidades de pastores Fulani predominantemente nômades e predominantemente muçulmanos têm como alvo aldeias predominantemente cristãs nos últimos anos.

Como resultado, milhares de pessoas foram expulsas de suas casas e de suas fazendas.

Estimativas da organização não governamental Sociedade Internacional para Liberdades Civis e Estado de Direito sugerem que os radicais Fulani são responsáveis ​​por matar até 470 pessoas nos primeiros quatro meses e meio de 2020 e milhares de pessoas nos últimos anos.

Alguns grupos internacionais de direitos humanos alertaram sobre as condições genocidas dos cristãos na Nigéria.

O Departamento de Estado dos EUA listou a Nigéria em dezembro em sua "lista de observação especial" de países que praticam ou toleram violações graves da liberdade religiosa devido à "falta de resposta efetiva do governo e à falta de processos judiciais nesse país".

A Open Doors USA classifica a Nigéria como o 12º pior país do mundo em sua World Watch List de 2020, que acompanha incidentes de perseguição cristã.

Como milhares são deslocados, Magaji disse ao PC que o governo local em Kajuru proibiu "qualquer um de formar um acampamento" desde o ano passado.

"Normalmente, quando os ataques acontecem, as pessoas normalmente vão para lugares de propriedade do governo, para que o governo os alimente pelo menos", disse ela. “Mas o governo fechou todos os campos. Mesmo os deslocados internos que se reuniram em uma escola primária em Kajuru, o presidente da ala disse que eles deveriam deixar o local e quem fosse pego lá seria preso porque o governo deslocou as pessoas. ”

"É ridículo porque agora temos milhares de pessoas deslocadas que estão sendo alimentadas por pessoas de bom coração", continuou Magaji. "Existe literalmente uma crise humanitária".

Magaji disse que o presidente do governo local recentemente acusou ela e outros advogados de Adara de mentir sobre os ataques que ocorreram em Gonan Rogo no início deste mês.

Ela acusou o governo de "tentar mudar os números" para fazer parecer que o que se desenvolveu em Kujuru nos últimos anos é a continuação de um "conflito Fulani-pastor de décadas".

Ela disse que um contato que trabalha para uma agência de segurança da Nigéria disse a ela que "eles estão tentando reduzir o número de ataques que colocam no [banco de dados] para que pareça que há um número igual de mortes e feridos e tudo mais".

"Eles estão subnotificando os ataques a Adara", afirmou. “A escala dos deslocados internos e ataques é tão grande. Você não pode apoiar o argumento [do governo] com figuras no terreno. Mas isso não vai funcionar porque há pessoas no chão tirando fotos. Eles estão apenas fazendo de si mesmos tolos”

informações de christianpost

Relacionados

perseguição 1018925516381645207

Postar um comentário

emo-but-icon

item