igoospel

Blogueiro norte-americano é morto em ataque com facão em Bangladesh

Criminosos com facões agrediram até a morte um crítico norte-americano do extremismo religioso na capital de Bangladesh, Daca, no mais re...

Criminosos com facões agrediram até a morte um crítico norte-americano do extremismo religioso na capital de Bangladesh, Daca, no mais recente de uma série de ataques a escritores que apoiam valores independentes na nação de maioria muçulmana.

Avijit Roy, cidadão dos Estados Unidos, sua esposa e um colega blogueiro, Rafida Ahmed, foram atacados na quinta-feira quando voltavam de uma feira de livro. Ahmed ficou gravemente ferido.

A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, classificou o incidente de "um ato chocante de violência" que foi "horrível por sua brutalidade e covardia".

Psaki disse numa entrevista coletiva que não tinha informações sobre o motivo do ataque, mas afirmou que os Estados Unidos estavam prontos para ajudar na investigação.

O ataque ocorre em meio a uma repressão aos grupos islâmicos radicais, que aumentaram as atividades nos últimos anos no país do sul asiático.
A polícia recuperou dois facões no local, mas ainda não identificou nenhum suspeito. Eles disseram que estavam investigando o envolvimento do Ansarullah Bangla Team, um grupo extremista islâmico com sede em Bangladesh que reivindicou a responsabilidade pelo assassinato nesta sexta-feira.

A família de Roy disse que radicais islâmicos estavam fazendo ameaças a ele nas últimas semanas porque mantinha um blog que destacava ideias humanistas e racionalistas e condenava o extremismo religioso.

"Radicais islâmicos estão por trás do assassinato do meu filho", disse Ajay Roy a repórteres nesta sexta-feira após registrar o caso na polícia.

(Por Paul Ruma e Serajul Quadir em Daca; com reportagem adicional de David Brunnstrom em Washington - Reuters)

Relacionados

violência 2758951354389352747

Postar um comentário

emo-but-icon

item