igoospel

Sínodo de bispos quer "aceitar e valorizar" homossexuais

Há uma semana que 200 bispos estão reunidos em sínodo no Vaticano para debater a família, sínodo esse que decorre ainda durante a próxima se...

Há uma semana que 200 bispos estão reunidos em sínodo no Vaticano para debater a família, sínodo esse que decorre ainda durante a próxima semana. Esta segunda-feira, numa declaração lida em voz alta no sínodo, declararam a intenção de fazer da igreja católica um espaço mais acolhedor para os homossexuais.

"Muitas vezes [os homossexuais] procuram uma igreja que lhes ofereça um lar acolhedor. Serão as nossas comunidades capazes de fornecer isso, aceitando e valorizando a sua orientação sexual, sem comprometer a doutrina católica acerca da família e do matrimónio?" lê-se no documento, que se trata de um relatio post disceptationem.

A igreja continua a condenar os atos homossexuais, mas destaca que há aspetos positivos nas uniões destes casais, mesmo que não possam ser consideradas "No mesmo pé que o matrimónio entre homem e mulher." "Sem negar os problemas morais ligados às uniões homossexuais," prossegue, "há casos em que a ajuda mútua ao ponto do sacrifício é um apoio precioso na vida dos parceiros."

Alguns grupos católicos mais conservadores não reagiram bem à notícia. John Smeaton, fundador do grupo conservador Voice of the Family, disse à Reuters: "Aqueles que controlam o sínodo traíram os pais católicos no mundo todo." Para Smeaton, a declaração trata-se de "um dos piores documentos oficiais redigidos na história da igreja."

informações de Dn

Relacionados

news 5928495177391496043

Postar um comentário

emo-but-icon

item