igoospel

Rebeldes ucranianos prometem entregar caixas pretas do MH17

Líder separatista da Ucrânia afirmou neste domingo que as caixas pretas do voo MH17 foram encontrada e serão entregues à Organização da Avia...

Líder separatista da Ucrânia afirmou neste domingo que as caixas pretas do voo MH17 foram encontrada e serão entregues à Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, na sigla em inglês). De acordo com a agência AP, o líder Alexander Borodai também afirmou que corpos já encontrados entre os destroços do acidente serão mantidos em refrigeradores até a chegada das autoridades.

Se confirmada, a obtenção e a entrega da caixa preta representam passo essencial para a investigação da tragédia do avião atingido por um míssil na região disputada entre o Exército ucraniano e os rebeldes separatistas pró-Rússia. A tragédia ocorreu na última terça-feira, 15 de julho, quando um avião da Malaysia Airles percorria a rota Amsterdã-Kuala Lampur.

Já no dia do acidente a agência russa Interfax afirmou que um grupo de separatistas havia encontrado uma caixa-preta e que a entregaria à Rússia. Na sexta-feira, outro grupo atuante na área do acidente afirmou ter encontrado a segunda caixa. O temor é que as caixas se percam e não possa haver uma investigação internacional dos seus dados.

As investigações preliminares afirmam que a aeronave foi de fato derrubado por um míssil e as suspeitas recaem sobre os próprios rebeldes ucranianos. Os Estados Unidos já sugeriram que o míssil tenha partido de áreas rebeldes do leste ucraniano, enquanto que a inteligência de Kiev afirma ter "provas" da participação da Rússia, que é aliada dos separatistas.

Nesse sábado, a primeira equipe de investigadores internacionais conseguiu acesso à região da tragédia. O trabalho local, todavia, é complexo. Trata-se de uma região de guerra, com espaços disputados por milícias, o que torna o trabalho da perícia extremamente difícil. Há suspeitas inclusive de o local do acidente ter sido alterado por soldados.

informações de Terra

Relacionados

news 5898350805744152370

Postar um comentário

emo-but-icon

item