igoospel

Avec promove inclusão digital em penitenciária do Rio de Janeiro

A formatura da primeira turma do curso de informática da Penitenciária Joaquim Ferreira de Souza (RJ) é resultado da preocupação da Associaç...

A formatura da primeira turma do curso de informática da Penitenciária Joaquim Ferreira de Souza (RJ) é resultado da preocupação da Associação Vitória em Cristo em promover a responsabilidade social. O evento foi realizado no dia 22 de julho para entregar os certificados a 13 internas que concluíram o curso patrocinado pela Avec. Além da entrega dos diplomas, a programação contou com uma palestra sobre mercado de trabalho.

A aula de informática foi criada em novembro de 2010 a fim de contribuir para a diminuição do ócio das internas e para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho quando forem libertas. O curso foi estabelecido a partir de um convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e o Núcleo Avançado do Centro de Estudo Supletivo, e contou com a doação de uniformes e computadores pela Avec. As turmas comportam 20 alunas, mas nem todas conseguem concluir o curso por serem transferidas ou ganharem a liberdade.
A inclusão digital não é o único objetivo do projeto, pois também é uma ferramenta para que as detentas reconquistem a autoestima, de acordo com a coordenadora do curso, Leda Vieira. "Elas costumam chegar com a autoestima baixa, mas por meio do curso percebem que são capazes e que há uma chance de transformação."

Para a aluna D.A., de 28 anos, que estava estudando Pedagogia antes da prisão, o curso agregou conhecimentos e contribuirá para sua formação profissional ao sair da penitenciária. "Eu já possuía uma noção básica de informática, mas agora sei usar melhor as ferramentas, que poderão me auxiliar na faculdade", comentou a detenta.

Relacionados

Rio de Janeiro 6679900673482009033

Postar um comentário

emo-but-icon

item