igoospel

Febre dos podcasts atinge o segmento das artes cristãs

O que uma designer, um estudante de história da arte, um advogado, uma publicitária e um formando em rádio e TV teriam em comum? A inserç...

O que uma designer, um estudante de história da arte, um advogado, uma publicitária e um formando em rádio e TV teriam em comum?

A inserção na nova febre da web: os podcasts.

Podcast é o nome dado a um arquivo de áudio digital. A palavra é uma junção de Ipod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal soaria como “algo pessoal e sob demanda”) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).

Quando Elida Suzana, Leandro Fazolla, Fernando Mendonça, Luiza Regina Reis e Adriel Ribeiro se uniram, nasceu o ARENACAST, o podcast do Ministério Arena de Cristo voltado para o debate, aprimoramento e reflexão das questões relacionadas ao trabalho com as Artes de temática religiosa. A grande repercussão era prevista, pois estava evidente o interesse do público sobre este tema e a necessidade de se criar um podcast voltado para este assunto.
Elida Suzana, designer e idealizadora do projeto conta que “O ArenaCast é sonho que surgiu após meu despertar para o universo dos podcasts, sob a influência dos irmaos.com e do Nerdcast, entre outros. Encantada com o formato e com as possibilidades do alcance dessa ferramenta, procurei a "diretoria" do Arena de Cristo e falei: precisamos fazer isso também!!!”

Para a líder do Ministério Arena de Cristo, publicitária, Luiza Regina Reis, “O ARENACAST é sem dúvida um dos maiores projetos do Arena de Cristo. Com uma fórmula pautada, sobretudo na liberdade de expressão, possui integrantes de diferentes experiências e formações acadêmicas, o que gera, muitas vezes, opiniões antagônicas, permitindo que os internautas se identifiquem conosco e com nossas falas.”, destaca.

O estudante do 7º período do curso de História da Arte da UERJ, Leandro Fazolla, ressalta que a importância do ARENACAST é auxiliar o desenvolvimento das práticas teatrais e artísticas religiosas nascidas dentro das igrejas, suprindo, a carência do setor, já que os meios comuns costumam ter preconceito com este tipo de trabalho.

Adriel Ribeiro, estudante de Rádio e TV afirma que o ARENACAST é a nova ferramenta do Arena de Cristo para ajudar a cumprir o papel de auxiliar os ministérios de teatro, já que seu conteúdo é de fácil acesso via internet, podendo inclusive ser feito o download, para se ouvir em qualquer lugar, até mesmo retransmitir para o Grupo de Teatro da Igreja nos ensaios.

Fernando Mendonça, formado em Direito pela UFF/RJ, acredita que o ARENACAST é um espaço de debate na qual é possível desenvolver questões que são pouco discutidas no meio cristão. Esses debates acabam por engrandecer o campo artístico nas igrejas. “Queremos disponibilizar para os artistas cristãos um programa edificante e ao mesmo tempo técnico, que possa contribuir e estimular a assumirem seu papel ministerial, tendo orgulho de divulgar sua arte não somente nas igrejas, mas principalmente fora delas.”, finaliza.

Uma das curiosidades acerca das gravações do ARENACAST, é que o grupo se utiliza de tecnologia virtual do programa Skype. E isso é necessário porque cada um dos integrantes reside em diferentes localidades do Brasil. Adriel está em Salvador (BA), Luiza em São Bernardo do Campo (SP), Leandro em São João de Meriti, Baixada Fluminense (RJ), Elida em Maricá (RJ) e Fernando no Rio de Janeiro, Capital. Assim, o entorno cultural e social dos membros acaba gerando uma pluralidade significativa para o enriquecimento de conteúdo dos programas. E essa pluralidade ficou clara na terceira edição do programa, que contou com a participação de Emiliane Saraiva (Exército de Adulão), falando da capital do país, Brasília./arenadecristo

Relacionados

tecnologia 898423024474608724

Postar um comentário

emo-but-icon

item