igoospel

G20 deverá pedir trégua na guerra cambial

Os ministros das Finanças do G20, que se reúnen nesta sexta e sábado na Coreia do Sul, buscarão uma trégua na chamada "guerra cambial&q...

Os ministros das Finanças do G20, que se reúnen nesta sexta e sábado na Coreia do Sul, buscarão uma trégua na chamada "guerra cambial", segundo um projeto de comunicado que deve ser publicado ao final do encontro entre as potências industrializadas e países emergentes.

Este projeto de declaração sugere que os membros do G20 se comprometam em "abster-se de qualquer desvalorização competitiva". A ideia é evitar que os países adotem uma estratégia consistente para manipular a moeda nacional a fim de estimular sua economia em detrimento da cooperação internacional.

O G20 "vai dirigir-se a um sistema de juros cambiários mais determinados pelo mercado", afirma o projeto de comunicado.

O texto recupera assim uma expressão americana muito utilizada e destinada a desestimular os países a intervir nos mercados cambiários para enfraquecer sua moeda e favorecer suas exportações.
Pressão - A China está cada vez mais sob a pressão de seus sócios comerciais, com os Estados Unidos liderando, para que valorize sua moeda em relação ao dólar.

O projeto de comunicado afirma, além disso, que o G20 quer "minimizar os efeitos adversos de uma excessiva volatilidade (oscilação) e de movimentos desordenados nas taxas cambiárias", refletindo assim preocupações dos países asiáticos e outras nações exportadoras pela forte alta de suas moedas nas últimas semanas.

No entanto, a declaração final poderá diferir deste projeto de comunicado.
(Com AFP)/Veja

Relacionados

news 5527150639417218323

Postar um comentário

emo-but-icon

item