igoospel

Astronautas não resolveram "avaria"

Dois astronautas norte-americanos da Estação Espacial Internacional (ISS) saíram para o espaço, este sábado, durante mais de oito horas. No ...

Dois astronautas norte-americanos da Estação Espacial Internacional (ISS) saíram para o espaço, este sábado, durante mais de oito horas. No entanto, não conseguiram retirar a bomba defeituosa de um sistema de ar condicionado que avariou há uma semana, escreve a Lusa que cita informação avançada pela Nasa.

Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson, saíram da estação às 11h19 (12h19 em Lisboa) e passaram oito horas e três minutos no espaço.

Segundo a Agência Espacial Norte-americana, tratou-se da mais longa saída para o espaço na história da ISS e a sexta mais longa jamais realizada.
«Devido a dificuldades para desligar a chegada de amoníaco que alimenta o sistema, não puderam retirar a bomba», sobre o lado direito da estação, indicou um responsável do centro de controlo de Houston, sublinhando que «o trabalho apenas foi realizado parcialmente».

«As equipas vão avaliar a sequência a dar às operações para a segunda saída» programada para quarta-feira, com o objectivo de retirar a bomba defeituosa e instalar a nova, precisou a NASA./IOL

Relacionados

tecnologia 7949941792882492917

Postar um comentário

emo-but-icon

item