igoospel

As Caras de Joinville: Eli Elisia Deifeld, a jovem pastora na Igreja da Paz

 Publicado em 28 de março 2010 Se antes as visitas ao Estado eram apenas por causa das praias catarinenses, hoje Eli Elisia Deifeld fez de ...

 Publicado em 28 de março 2010
Se antes as visitas ao Estado eram apenas por causa das praias catarinenses, hoje Eli Elisia Deifeld fez de Joinville a cidade onde vai trabalhar e morar nos próximos anos. Ela é a primeira pastora à frente dos cultos da Igreja da Paz, a comunidade luterana mais antiga de Joinville. Além disso, os fiéis irão perceber outro novo detalhe: Eli tem 31 anos e foge à regra dos pastores com cabelos já grisalhos.
A novidade foi bem recebida pela comunidade luterana. Tanto nos cultos quanto nas outras atividades das quais Eli participa, afirma a pastora. É ela também quem já está comandando os encontros de jovens, idosos e o ensino confirmatório, além de outros grupos específicos para discussões de textos bíblicos, por exemplo.

Sobre o fato de ser a primeira pastora da Igreja da Paz, ela se orgulha.

— A Igreja Luterana é pioneira em ordenar mulheres e a Paróquia da Paz está dando um grande passo —, avalia.

Para Eli, a possibilidade de morar em lugares diferentes por causa da igreja é muito rica.

— É uma chance de conhecer outras culturas e como funcionam as igrejas em diferentes regiões —, explica.

Mas Eli destaca que esse período não pode ser muito curto, já que é preciso de tempo para a comunidade ter afinidade com seu pastor e para que ele consiga desenvolver um bom trabalho. Por isso, os frequentadores da Paróquia da Paz ainda terão uns bons anos com a pastora Eli no altar.

Antes de passar em uma entrevista e ser convidada para pastorear na Igreja da Paz, ela apresentava cultos em três cidades no Rio Grande do Sul.

O ensino confirmatório, na Igreja Luterana, é equivalente à catequese, na Igreja Católica. E foi nesse período, quando tinha 12 anos, que Eli começou a se interessar pela teologia. Em 2004, ela formou-se e está em Joinville desde o começo de março, quando deixou São João da Patrulha para mudar-se com o marido Thiago Alonso Hinkel.

— Nós morávamos em uma cidade muito pequena e, tanto ele quanto eu, nos empolgamos quando surgiu a possibilidade de vir pra cá —, conta.

Para Thiago, é a primeira vez, mas Eli já havia passado por Joinville. Mesmo assim, foi uma visita breve para participar de um festival de teatro e não deu para conhecer bem a cidade. Agora, com residência fixa, o olhar é mais atento.

— A cidade é bonita e organizada e, apesar de ser grande, nos lembra as pequenas cidades do interior —, descreve.

O cenário também agradou: Eli mora na casa que fica ao lado da igreja, no Centro da cidade.
Fonte: clicrbs

Relacionados

news 1397174304781884922

Postar um comentário

emo-but-icon

item