igoospel

Igreja de Juiz de Fora utiliza a internet para se aproximar de fiéis durante a pandemia de coronavírus

Com as medidas de isolamento social por conta do novo coronavírus, igrejas fecharam as portas por causa das recomendações. Para permanece...


Com as medidas de isolamento social por conta do novo coronavírus, igrejas fecharam as portas por causa das recomendações. Para permanecer perto dos fiéis, líderes religiosos de Juiz de Fora tiveram que se adaptar e utilizar a internet como canal para passar estar mais próxima da comunidade.

Antes do decreto municipal que proibia a realização de cultos e aglomerações em templos e igrejas em Juiz de Fora, o pastor Bill Hudson reuniu a liderança da igreja e criou um plano estratégico de como se comunicar com os fiéis durante uma quarentena. Líder da congregação evangélica denominada A Igreja criada há cerca de três anos , o pastor conta como transformou os cultos para o formato online.

"Quatro dias antes do decreto da Prefeitura já havíamos avisado toda igreja e já estávamos sem cultos presenciais. Acredito que isso facilitou muito as coisas, os irmãos não foram pegos de surpresa e puderam fazer uma transição tranquila, evitando assim medo e desorientação. Transicionados todos os cultos para plataforma online e transmitidos de um estúdio de gravações com uma equipe fixa e reduzida.", explicou Bill.

A Igreja também criou uma lista de transmissão através do WhatsApp com todos os membros e frequentadores interessados. " No início do isolamento, postamos na lista e redes sociais um E-book que produzimos com todas as orientações necessárias. Nessa lista eu e outros líderes enviamos áudios fortalecendo os irmãos, fazemos leituras coletivas da Bíblia e livros, todas as atividades e possíveis mudanças são postadas na lista.", contou o pastor.

Reuniões semanais também ocorrem através do aplicativo Zoom. "Dividimos a Igreja em pequenos grupos onde as reuniões são com menos pessoas e podem produzir mais interação. Através desses grupos envolvemos os novos irmãos que chegaram através dos cultos online. Os gabinetes de aconselhamento são na grande maioria feitos pela internet, quando necessário ser presencial são tomados todo os cuidados como máscaras e higienização.", relatou.

Bill analisou que a transição para a internet não foi tão complicada pelo fato da Igreja já investir em plataformas online e possuir uma equipe integral que trabalha com as mídias sociais da congregação. "A Igreja aderiu muito aderiu muito bem no início, hoje já percebemos que os irmãos estão um pouco cansados de cultos online e apresentando maior necessidade de estarem nas reuniões tradicionais."

A Igreja também conta com uma rede de recebimento de alimentos para montagem e distribuição de cestas básicas aos mais necessitados. A arrecadação para manter estas atividades é realizada por transferência bancária e aplicativo para pagamentos.

O pastor Bill contou que escreveu um livro neste período com o objetivo de ensinar o poder da esperança e como manter ela viva em cenários de crises.

"Uma dica é: mantenha sua mente viva e saudável. Se a sua perspectiva da vida for boa, tudo a sua volta será bom. Qualquer quadro pode ser revertido por uma mente saudável e que enxerga através das lentes certas. Proteja seus ouvidos, busque ouvir o que a de bom acontecendo no mundo agora. Onde você foca ,sua energia flui. No meio da crise muitos heróis aparecem, foque em ver o que as pessoas boas estão fazendo. Tem muita gente boa nesse mundo ainda, a gente que aprendeu a focar nas más notícias.", revelou o pastor. Com informações de G1

Relacionados

pastor 7809799356842649581

Postar um comentário

emo-but-icon

item