igoospel

É fake news: Novo decreto proíbe a transmissão de cultos em Pernambuco

Circula pelas redes sociais em sites e em mensagens que diz que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, proibiu cultos no estado durant...


Circula pelas redes sociais em sites e em mensagens que diz que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, proibiu cultos no estado durante a pandemia do novo coronavírus. "Ele decretou que não pode mais haver transmissão online de missas e cultos, mesmo com as igrejas e os templos fechados", diz o texto. É FAKE NEWS

Não houve nenhum decreto proibindo a transmissão online de missas ou cultos no estado.

A mensagem falsa surgiu após o governo listar em um decreto do dia 11 as atividades essenciais permitidas no estado. O documento não cita especificamente as atividades religiosas (já que os locais continuam fechados), mas em nenhum momento também proíbe qualquer celebração online.

"Ao longo desta semana, o governo do estado recebeu diversas sugestões e aprimorou alguns pontos do decreto publicado no DO", diz, em nota.

Por isso, mesmo com a quarentena imposta na região metropolitana do Recife, o governo esclarece que "por seu relevante trabalho social e espiritual à sociedade, os líderes religiosos fazem parte das atividades essenciais e podem se deslocar para os templos ou estúdios a fim de gravar ou transmitir celebrações via internet ou outros meios de comunicação". "A medida vale também para as equipes técnicas envolvidas nessas ações".

Ou seja, além dos cultos online não terem sido proibidas em nenhum momento, os religiosos também estão fora do rodízio implementado, assim como os profissionais responsáveis por gravar os cultos.

O boato, para tentar se sustentar, diz que a medida foi tomada por Câmara, um "ateu, violador de direitos fundamentais sagrados na Constituição Federal". O governador, porém, é católico e costuma, inclusive, frequentar as missas.

Informações de G1

Relacionados

Mundo Cristão 3767106944157787610

Postar um comentário

emo-but-icon

item