igoospel

Arqueólogos acreditam ter encontrado a Arca da Aliança

O sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, ainda continua trazendo surpresas, mesmo sete anos depois...


O sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, ainda continua trazendo surpresas, mesmo sete anos depois do início das escavações. Dessa vez, os arqueólogos encontraram um templo de 3.100 anos que pode ter ligação direta com a Bíblia.

Durante as escavações, cientistas encontraram uma construção perfeitamente quadrada, com paredes longas e simétricas. Ficou óbvio, assim que colocaram os olhos no local, que aquele monte de pedras formava um templo israelita.

Tudo foi comprovado quando itens comuns a ambientes religiosos foram descobertos no lugar. Alguns dos achados são: áreas para armazenar vinho, uma plataforma para cerimônias, vasos decorados e ossos de animais que podem ter sido usados em rituais.

Bem no centro da sala, uma descoberta ainda mais instigante: uma mesa de pedra parecida com a citada na Bíblia, no livro de Samuel. O escrito narra que a Arca da Aliança — a caixa onde as placas dos Dez Mandamentos foram armazenadas — teria repousado em uma superfície semelhante após ser devolvida pelos filisteus.



Para analisar o templo com mais afinco, os arqueólogos tiveram de cavar uma grande camada escura que, inicialmente, pensaram ser cinzas de um incêndio. No entanto, logo descobriram que o material encontrado, na verdade, era esterco.

Segundo os pesquisadores, o templo provavelmente foi tomado por filisteus em meados do século 12 a.C.. Nesse sentido, foram identificados sinais de que a construção teria sido destruída em um conflito — vasos e potes de cerâmica estavam em pedaços, por exemplo.

Assim, após ser conquistado, o local sagrado pode ter sido transformado em um curral de animais. O que faria sentido, de acordo com a cronologia apresentada pela Bíblia, que narra conflitos frequentes entre filisteus e israelitas entre os séculos 12 e 11 a.C..



No entanto, para o Prof. Shlomo Bunimovitz, da Universidade de Tel Aviv, a ligação entre o templo e a Arca da Aliança não pode ser feita diretamente. Segundo o estudioso, seria quase impossível provar arqueologicamente que a mesa encontrada é a citada na Bíblia. Ainda mais, segundo o testamento, a pedra estava localizada em uma parte da cidade, e não em um templo no alto, como o descoberto em Beit Shemesh.

Israel Finkelstein, outro arqueólogo da Universidade de Tel Aviv e um dos líderes das escavações, pontuou que, cronologicamente, a mesa encontrada não poderia ser a citada no Primeiro Livro de Samuel. Segundo o cientista, a história da Arca teve início no século 8 a.C., cerca de 400 anos depois da destruição do templo.

com informações de aventurasnahistória

Relacionados

Entretenimento 5867345478134147567

Postar um comentário

emo-but-icon

item