igoospel

EUA pedem a Israel que detenha 'ocupação de 50 anos'

A Casa Branca pediu nesta segunda-feira (23) a Israel que acabe com "uma ocupação que já leva mais de 50 anos" e insistiu em se...

A Casa Branca pediu nesta segunda-feira (23) a Israel que acabe com "uma ocupação que já leva mais de 50 anos" e insistiu em seu desejo de que a região chegue a uma solução de dois Estados, um israelense e outro palestino.

Washington também denunciou os comentários do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que durante a campanha eleitoral descartou a possibilidade de se negociar a proposta de dois Estados. No entanto, após a vitória de seu partido nas eleições de 17 de março, Netanyahu mudou o discurso e afirmou, em várias entrevistas, que não se opõe à ideia de um Estado palestino coexistindo com Israel.

"Simplesmente não podemos atuar como se estas palavras não tivessem sido pronunciadas, ou como se não provocassem dúvidas sobre o compromisso do primeiro-ministro de alcançar a paz através de negociações diretas", declarou Denis McDonough, secretário-geral da Casa Branca, em referência às "preocupantes" declarações de Netanyahu.

"Os Estados Unidos jamais deixarão de trabalhar por uma solução de dois Estados", prosseguiu McDonough em um discurso em Washington para a organização pró-israelense J Street, acrescentando que é fundamental "acabar com uma ocupação que já dura mais de 50 anos".

Mas a mudança de discurso de Netanyahu não convence a Casa Branca, que anunciou sua intenção de reavaliar sua posição sobre Israel na ONU, onde o apoio dos Estados Unidos é crucial.

Denunciando com força os "comentários contraditórios" de Netanyahu, McDonough destacou que os palestinos "têm o direito de viver em um Estado soberano e manter o próprio governo".

O secretário-geral da Casa Branca não se referiu às desculpas públicas apresentadas nesta segunda-feira por Netanyahu por haver denunciado o "risco" da mobilização dos árabes-israelenses durante as recentes eleições legislativas.

inf/G1

Relacionados

news 3393015196665615878

Postar um comentário

emo-but-icon

item