igoospel

Uso do Internet Explorer,browser da Microsoft, cai para menos de 50%

Pela primeira vez, o navegador da Microsoft, Internet Explorer, atingiu uma fatia de mercado inferior a 50%, de acordo com levantamento da e...

Pela primeira vez, o navegador da Microsoft, Internet Explorer, atingiu uma fatia de mercado inferior a 50%, de acordo com levantamento da empresa StatCounter. Segundo a análise, a participação do browser caiu a 49,87% em setembro. O segundo colocado é o Firefox, da Mozilla, com 31,5%.
Já o Chrome, do Google, segue aumentando a sua cota de mercado a um ritmo elevado. Para se ter uma ideia, o navegador do Google mais do que triplicou o porcentual que detinha em setembro do ano passado, passando de 3,69% para 11,54% em setembro de 2010, segundo a consultoria.

"[A queda histórica do Internet Explorer] é certamente um marco na guerra dos navegadores de internet", comentou Aodhan Cullen, CEO da StatCounter. "Há dois anos, o IE dominava o mercado mundial, com 67%". Para ele, o acordo da Microsoft com as autoridades da Comissão Europeia para oferecer aos usuários da Europa a possibilidade de escolha e menu de navegadores a partir de março pode ter resultado nessa queda global do IE para abaixo dos 50%.

Na Europa, em um ano, a fatia de mercado do browser caiu de 46,44% para 40,26%. Na América do Norte, por sua vez, o IE segue com mais de 50% de participação (52,3%), seguido pelo Firefox, com 27,21%, e Chrome (9,87%).

Net Applications

Segundo recente pesquisa da Net Applications, mesmo com a chegada da versão beta do Internet Explorer 9, no mês passado, a participação da Microsoft no mercado de navegadores caiu diante do crescimento do Google e da Apple.

Em duas semanas, o IE9 Beta garantiu 0,25% do segmento no mundo. Mas, somadas, todas as versões do browser tiveram queda de 0,75 ponto percentual em setembro. Com isso, a Microsoft fechou o mês com 59,7% de participação.

Quem mais cresceu no período, de acordo com o levantamento, foi o Chrome. O navegador do Google subiu 0,5 ponto percentual, alcançando 8% do mercado. O Safari foi outro a registrar alta: cresceu 0,1 ponto, ficando em 5,3%.

Segundo os números da Net Applications, Firefox e Opera fecharam com 23% e 2,5% do mercado, respectivamente. Dividindo em versões, o navegador mais popular é o IE8, com 29,1% de share, enquanto o Firefox 3.6 vem em segundo, com 17,1%./Exame

Relacionados

news 1872090902990294637

Postar um comentário

emo-but-icon

item