igoospel

Lula preside pela última vez desfile do Dia da Independência

Brasília, 7 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidiu nesta terça-feira o desfile cívico-militar do Dia da Independência, ...

Brasília, 7 set (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidiu nesta terça-feira o desfile cívico-militar do Dia da Independência, que atraiu milhares de pessoas à principal avenida de Brasília.

Neste dia 7 de setembro, o Brasil celebra o 188º aniversário da proclamação de Independência de Portugal e Lula, que entregará o cargo em 1º de janeiro, liderou as celebrações pela última vez.

A partir de uma tribuna de honra montada próximo à Esplanada dos Ministérios, o líder, que vestia a faixa presidencial e estava na companhia da esposa Marisa Letícia e de parte de seu gabinete, cumprimentou durante duas horas a passagem dos membros das distintas ramificações das Forças Armadas, Polícia e instituições educativas.

O ato começou com o desfile de dezenas de crianças de escolas públicas que fizeram coreografias de ginástica artística.

Em seguida, representantes de organizações culturais se incorporarão aos festejos conferindo ao ato um ar de carnaval com bailes típicos, bonecos gigantes e demonstrações de capoeira.

Desfilaram ainda os veteranos da Força Expedicionária Brasileira que participaram da campanha aliada na Itália na Segunda Guerra Mundial e, ainda, militares que integraram missões de paz da ONU.
Depois foi a vez dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica apresentarem seus tanques, veículos anfíbios, equipamentos de artilharia e de cavalaria.

O ponto alto da celebração foi o desfile dos membros do Batalhão da Guarda Presidencial que, vestidos com uniformes de época, pararam em frente à tribuna e ao som de gaitas renderam honras a Lula em um espetáculo acrobático com seus fuzis de baioneta bordada.

Aviões da Força Aérea sobrevoaram a capital brasileira e a tradicional Esquadrilha da Fumaça foi a encarregada pelo espetáculo que fechou o desfile.

Ao contrário de anos anteriores, nos quais líderes de outros países assistiram ao desfile, o de hoje não teve convidados especiais.

Relacionados

presidente 2402107908589590676

Postar um comentário

emo-but-icon

item