igoospel

Volvo planeja criar carro à prova de mortes até 2020

No futuro, carros poderão ser à prova de acidentes. E não estamos falando de ficção científica. Algumas empresas têm planos de segurança bem...

No futuro, carros poderão ser à prova de acidentes. E não estamos falando de ficção científica. Algumas empresas têm planos de segurança bem concretos, de acordo com o Computer World. O programa Vision 2020, da fabricante de veículos Volvo, estima que daqui a 10 anos "ninguém mais deverá ficar seriamente ferido ou ser morto em um Volvo".

A empresa vai começar a testar um sistema de controle de trajetória adaptável para que seus carros mantenham uma distância pré-estabelecida de outros automóveis. Este sistema será baseado em tecnologias já existentes de manutenção de distância, aceleração e freios automáticos.

O novo Volvo S60, por exemplo, já conta com um sistema de detecção de pedestres que usa dados de radar e câmera para medir o trajeto de objetos em movimento. Quando alguém atravessa na frente do automóvel, ele emite um som para alertar o motorista. Se o motorista não reagir, o carro trata de frear automaticamente. A detecção de pedestres pode evitar o impacto se veículo estiver andando até 35 km/h, e pode diminuir a velocidade da batida, caso o carro esteja mais rápido. O S60 já está a venda na Europa e será lançado no Brasil no final de outubro durante o Salão do Automóvel em São Paulo.

Esta e outras empresas já contam com tecnologias que aumentam a segurança de seus carros, como sensores para manobras e estacionamento automático. Para a Computer World, os carros do futuro, além de protegerem o motorista, ficarão continuamente procurando por perigos em potencial e irão usar um sistema de comunicação para alertar outros veículos./Revista Galileu

Relacionados

news 5365306857968742509

Postar um comentário

emo-but-icon

item