igoospel

Fifa cobra Brasil por atrasos: vamos ter que esperar o Carnaval?

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou nesta segunda-feira os atrasos do Brasil na preparação para a Copa do Mundo de 2014 e pe...

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou nesta segunda-feira os atrasos do Brasil na preparação para a Copa do Mundo de 2014 e perguntou se terá que esperar até o Carnaval do ano que vem para que as obras finalmente comecem.

"O sinal vermelho está aceso para o Brasil, que não está cumprindo os prazos", disse Valcke a jornalistas na África do Sul, onde acontece a Copa do Mundo deste ano a partir de 11 de junho.
"É incrível como o Brasil está atrasado, e estou falando de todos os estádios. Vários prazos já foram descumpridos e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo", acrescentou.

"Este ano tem eleição presidencial, então quase nada vai acontecer. No ano que vem, tem o Carnaval. Então só vão começar tudo depois do Carnaval?", questionou Valcke.
Nesta segunda-feira expirou o prazo estabelecido pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 para o início das obras nos 12 estádios que receberão jogos do Mundial.

Segundo a entidade, a partir de quarta-feira será realizada uma vistoria técnica dos estádios e também de avaliação do cronograma das obras nas cidades escolhidas. A inspeção começará por São Paulo e termina em Salvador, no dia 20.

"É preciso aproveitar ao máximo o tempo disponível. Não queremos uma Copa do Mundo apressada, com todas as coisas feitas no último minuto", disse o dirigente da Fifa.

Valcke afirmou que recebeu um relatório nesta segunda-feira que alertou sobre os atrasos nas obras na maioria dos estádios.

Autoridades do Ministério do Esporte e do comitê organizador disseram recentemente que as cidades que não estiverem dentro do cronograma estipulado correm o risco de serem cortadas da Copa do Mundo.

"O Brasil está esperando há muito tempo para receber uma Copa do Mundo, mas agora precisa começar a se movimentar. Eles têm que fazer isso pela América do Sul, não apenas pelo Brasil", disse.

"Não há sentido em apenas enviar cartas. Muito pouco foi feito. É hora de agir", acrescentou.

O Brasil, que organizou uma Copa do Mundo pela única vez em 1950, conquistou o direito de organizar o Mundial de 2014 sem concorrentes graças ao rodízio de continentes imposto pela Fifa.

Durante a campanha para sediar a Copa, a proposta brasileira se concentrou principalmente nas tradições esportivas do país, mas não apresentou garantias de como lidar com a falta da infraestrutura necessária.

A intenção original da Fifa era realizar o Mundial em 10 cidades-sedes, mas, a pedido do governo brasileiro, a federação internacional autorizou que a Copa fosse disputada em 12 cidades para incluir todas as regiões do país. /estadão

Relacionados

news 4111388645758002986

Postar um comentário

emo-but-icon

item