igoospel

Embaixada confirma três britânicos no avião que caiu no Afeganistão

A Embaixada do Reino Unido em Cabul, no Afeganistão, confirmou nesta segunda-feira que havia ao menos três britânicos na aeronave da Pamir A...

A Embaixada do Reino Unido em Cabul, no Afeganistão, confirmou nesta segunda-feira que havia ao menos três britânicos na aeronave da Pamir Airways que caiu em uma região montanhosa do norte do país.

O avião levava 43 pessoas a bordo, incluindo alguns estrangeiros. O mau tempo impede a chegada de equipes ao local e, até o momento, não há confirmação de vítimas ou sobreviventes.
A porta-voz da embaixada Melanie Scarlett disse não ter autorização para informar onde os britânicos trabalhavam ou qualquer outro detalhe.

Segundo a agência de notícias Associated Press, havia seis estrangeiros no avião da Pamir Airways, que desapareceu na manhã desta segunda-feira a cerca de cem quilômetros de Cabul.

O voo fazia a rota entre Kunduz, no norte do país, e a capital Cabul e caiu nas montanhas Salang, a uma altitude de cerca de 4.000 metros.

As equipes de resgate tentam chegar ao local do acidente na passagem de Salang, mas a forte neblina impede a aproximação.

A pedido do governo afegão, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) chegou a disponibilizar um avião não tripulado para a última localização conhecida do avião, mas o mau tempo impediu a operação.
O capitão Robert Leese, porta-voz da unidade da Otan que assiste na busca, disse que a aeronave americana chegou a sete quilômetros do local, até ter que abortar.

"Todos os olhos estavam procurando o avião, mas a névoa estava tão intensa que você não conseguia dizer onde a montanha começava e a névoa acabava', disse Leese.

Em comunicado, a Otan afirmou que mantém helicópteros no aguardo em sua base aérea de Bagram e no aeroporto de Cabul. O Ministério de Defesa afegão também ordenou que a Força Aérea do país deve permanecer em alerta para auxiliar nas operações de resgate.

Segundo a Associated Press, a aeronave era uma Antonov An-24 de 60 anos, construída na então União Soviética dos anos 50 até 68. Apesar de sua produção ter sido encerrada há mais de três décadas, uma versão modernizada ainda é produzida na China.

A aeronave é amplamente usada por companhias em países pobres por sua facilidade de manutenção e baixos custos operacionais. Ela é desenhada para operar em rotas em locais remotos, com pouca ajuda de navegação.

Pamir Airways é uma das três maiores companhias aéreas do Afeganistão e opera em sua maioria rotas domésticas por todo o país. Ela foi fundada em 1995 e inclui ainda voos para Dubai e Arábia Saudita, para a peregrinação de Hajj.
(Folha Online)

Relacionados

news 7347898940684051694

Postar um comentário

emo-but-icon

item