igoospel

Tremor secundário atinge Chile neste domingo

Publicado em 28 de fevereiro 2010 Uma forte réplica do terremoto que atingiu o Chile ontem abalou a capital do país, Santiago, na manhã des...

Publicado em 28 de fevereiro 2010
Uma forte réplica do terremoto que atingiu o Chile ontem abalou a capital do país, Santiago, na manhã deste domingo. Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o tremor secundário ocorreu por volta das 8h25 locais (mesmo horário de Brasília), com magnitude 6,2 graus. Não há informações sobre vítimas ou novos danos.

Mais de 50 tremores secundários já foram registrados no Chile após o forte terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu o centro e o sul do país, provocando a morte de mais de 300 pessoas, de acordo com o último boletim divulgado na noite de sábado pela chefe do Bureau Nacional de Emergências, Carmen Fernandez. O abalo ocorrido ontem foi o maior no país em 25 anos – o pior até então havia sido o de março de 1985.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, sobrevoou durante a tarde de ontem a região da cidade de Concepción, uma das zonas mais afetadas. Ela pediu calma à população e manifestou suas condolências às famílias das vítimas. "Foi um terremoto de grande força", disse Bachelet, advertindo que "ainda não é possível avaliar todos os danos".

O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, advertiu que "este é um cataclismo de proporções imensas, e será muito difícil chegar a números exatos".

Como foi o terremoto - De acordo com as autoridades chilenas, o terremoto ocorreu às 3h34 no horário local (o mesmo de Brasília), com o epicentro do tremor foi localizado a 90 km de Concepción – cidade de meio milhão de habitantes 500 km a sul de Santiago. A ponte da cidade, construída sobre o rio Bio Bio, ficou destruída.

No momento do terremoto, que durou cerca de um minuto, os chilenos saíram aterrorizados para as ruas. Devido aos vários tremores secundários que se seguiram, as pessoas preferiram permanecer na rua, temendo abalos mais graves às construções.

A confusão foi agravada pela escuridão, já que a energia caiu em toda a região logo após o tremor. As linhas telefônicas também foram cortadas. Em Santiago, muros caíram e prédios foram danificados. "Minha casa tremeu como se fosse gelatina. Caíram quadros, estantes, pedaços do teto", contou um repórter da AFP na capital chilena.

Tsunami – O terremoto provocou um tsunami que deixou cinco mortos e 11 desaparecidos na remota ilha de Robinson Crusoé, a 700 km da costa chilena. Iván de la Masa, prefeito de Valparaíso, a cidade mais próxima da ilha, confirmou a informação.

A pequena ilha, com cerca de 600 habitantes, foi arrasada pelo tsunami. O local, que inspirou o narrador inglês Daniel Defoe a escrever ''Robinson Crusoé'', não sentiu o forte terremoto, mas foi varrido posteriormente por uma série de ondas, que atingiram especialmente a baía de Cumberland, revelou o piloto Fernando Avaria.

"Tudo em uma distância de três quilômetros (em Cumberland) desapareceu", disse Avaria à Televisão Nacional do Chile, após manter contato com a ilha.

Na baía de Cumberland havia três pousadas, a prefeitura e várias repartições públicas. Bachelet, enviou duas embarcações, dois helicópteros e um avião" a Robinson Crusoé, no arquipélago de Juan Fernández.

No Brasil - O abalo foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo receberam chamados para checar pequenos tremores em diversos bairros da Capital paulista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou, em nota, profunda preocupação com impacto do terremoto e expressou sua disposição de prestar toda ajuda necessária ao país e ao povo chileno.

Comunidade internacional – Além do Brasil, Estados Unidos, a ONU e vários países europeus manifestaram seu pesar e ofereceram ajuda ao Chile. O presidente americano, Barack Obama, lamentou as "centenas de mortos" no tremor e disse que os Estados Unidos "estão prontos para ajudar" as autoridades chilenas nas operações de socorro e reconstrução.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, prestou suas "condolências aos que perderam membros da família e amigos" na tragédia.

O chanceler chileno, Mariano Fernández, pediu aos países que ofereceram ajuda humanitária que não enviem nada até que os serviços de emergência divulguem suas necessidades reais.

"Não é preciso que qualquer país envie ajuda antes que se determine as necessidades (...) Uma ajuda que chega sem pedido definido não auxilia muito", explicou o chanceler, que citou o exemplo do Haiti.


Histórico – O terremoto de hoje foi o segundo mais potente dos últimos 20 anos, atrás apenas do tremor de 9,1 graus na escala Richter registrado em dezembro de 2004 na costa da Indonésia, que desencadeou a tsunami que matou 220 mil pessoas.

Em 1960, o Chile foi alvo do terremoto mais forte já registrado no mundo, de 9,5 graus Richter, que deixou 3 mil mortos. O país se encontra no ponto de convergência de duas grandes placas tectônicas.

A maioria das construções da capital não sofreu danos externos, embora muitas tenham sido afetadas no interior, principalmente com vidros quebrados e objetos derrubados.

O Chile está acostumado com os terremotos, e conta com uma legislação rigorosa para a construção de imóveis, que devem ser equipados com dispositivos de segurança para aguentar a força dos tremores.
Fonte: dgabc

Relacionados

news 2000444031012672909

Postar um comentário

emo-but-icon

item