igoospel

Terremoto atinge o Chile e deixa ao menos 78 mortos

 Publicado em 27 de fevereiro 2010 Um dos terremotos mais poderosos da história sacudiu o Chile nesta madrugada, provocando ao menos 78 mor...

 Publicado em 27 de fevereiro 2010
Um dos terremotos mais poderosos da história sacudiu o Chile nesta madrugada, provocando ao menos 78 mortes, um tsunami e desmoronamento de residências em várias cidades, o que levou o governo a declarar parte do país zona de catástrofe.

O terremoto, que teve magnitude 8,8 segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos e epicentro no sul do país, tremeu a capital Santiago, onde arrancou varandas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e a eletricidade e o sistema telefônico fora de serviço.

O abalo sísmico custou a vida de pelo menos 76 pessoas, disse o subsecretário do Interior chileno, Patricio Rosende, e provocou um tsunami que arrasou metade de um povoado na ilha chilena de Juan Fernández, segundo a presidente Michelle Bachelet. As ondas gigantes atingiram costas continentais em Iloca, onde não havia registro imediato de vítimas.

"Há uma enorme quantidade de dano que não sabemos a exata dimensão, que está sendo avaliado", disse a jornalistas Bachelet e declarou as regiões de Maule, de onde era a metade dos falecidos, e Bio Bio como zonas de desastre.

O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti recentemente, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar.

Enquanto amanhecia, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.

Depois de sofrer várias réplicas, a maior delas de magnitude 6,9, os aeroportos na capital foram fechados e rádios locais reportavam que ao menos três hospitais haviam sido abalados.

Apesar de o sismo ter tido epicentro no sul chileno, perto da localidade de Maule, 321 quilômetros a sudoeste de Santiago e a 104 quilômetros de Talca, também foi sentido na vizinha Argentina.
Fonte: G1

Relacionados

news 7577837324164197422

Postar um comentário

emo-but-icon

item