igoospel

Esperança na música

Proveniente de programas sociais a cantora e atriz Janaina Caçupá alimenta o sonho de muitos jovens a seguir o coração e ainda assim vencer ...

Proveniente de programas sociais a cantora e atriz Janaina Caçupá alimenta o sonho de muitos jovens a seguir o coração e ainda assim vencer na vida

Publicado em 23 de setembro 2009
 
O caminho para a vida é feito com a bússola do coração. Não há várias opções, mas aquela que engrandece a nossa alma e nos faz brilhar mais forte. Palavras bonitas que esbarram na realidade dura das ruas e na falta de oportunidade para jovens em diversas regiões do país. Em Cuiabá não é diferente. Violência urbana, desemprego e falta de oportunidade costumam marcar o noticiário.

É com prazer que vemos jovens oriundos dos programas sociais crescerem e se estabelecerem na vida. Especialmente na arte. Se um menino ou menina, de família humilde, vira para o seu pai com dez, doze anos e diz que quer cantar é grande a chance de receber um sorriso um tapa nas costas e só. Viver de música era antigamente coisa para vagabundo, hoje em dia é coisa para quem tem dinheiro e pode se dar ao luxo de esperar e fomentar uma carreira. É claro que há exceções e estas alimentam a nossa esperança.

Janaína Caçupá (20) é um exemplo vivo de um sonho tornando realidade. Uma menina que ainda jovem sonhou cantar. Veio de família humilde, do bairro Santa Izabel e passou por todos os programas sociais desde os seus nove anos de idade. Aprendeu a pintar tecido, amassar pão e tantas outras coisas que ensinaram-na para que pudesse gerar renda e de repente ter uma ocupação. Mesmo com tudo que ela fez a sua paixão pela música só aumentou.

Foi então que o seu carisma e talento depois de conquistar o segundo lugar no concurso de Caça Talentos da TV Gazeta (Record) em 2007 também encantou ao professor, escritor e diretor Aurélio Augusto. O secretário municipal de Esportes e Cidadania de Cuiabá deu uma força e matriculou Caçupá no Conservatório Dunga Rodrigues para aperfeiçoar tecnicamente o seu talento natural. O próprio Aurélio escreveu e dirige a peça que vem ser apresentada hoje no teatro da UFMT.

Intitulada Fragmentos, o espetáculo é um passeio pela fé e pela beleza interior. A Avant Premiere está marcada para as 20h e é aberta ao público de maneira geral. Além da Janaína outros três jovens provenientes de programas sociais integram a trupe, dois bailarinos e um músico.

Segundo Aurélio Augusto que já escreveu profissionalmente pelo menos duas peças, “MT em cena” e “É bonito de se ver” que ele também dirigiu e ganhou prêmio Ação Cultural em 1997, a história começa no Oriente Médio e vem se desenrolando em fragmentos por diversas partes do mundo, por isso o título. Os textos foram costurados às músicas e uma coisa reforça a outra, “são 50% músicas gospel e 50% músicas populares, sendo que a pesquisa foi feita por mim e os arranjos são do Bill” explicou Aurélio.

O espetáculo conta com onze pessoas, a cantora e atriz Janaína Caçupá, seis bailarinos e quatro músicos. A direção, roteiro e pesquisa musical é do Aurélio Augusto, a produção é de Jaqueline Ribeiro, o cenário de Ioon Carvalho e o produtor musical Bill.

Fragmentos tem três versões diferentes: 20, 60 e 90 minutos, sendo que será apresentada hoje a versão de sessenta. A estreia definitiva no circuito comercial está prevista para acontecer no Cine Teatro Cuiabá, por enquanto sem data definida. O telefone para contato para contratação é 8445 4784.
de Claudio de Oliveira da Reportagem Diário de cuiabá

Relacionados

news 4428187057847180793

Postar um comentário

emo-but-icon

item