igoospel

Gripe A pode fechar igrejas - Bispos dizem que cumprirão as determinações do Ministério da Saúde

A Igreja Católica diz que acatará todas as recomendações do Ministério da Saúde, no que toca a medidas de prevenção da expansão do vírus H1...

A Igreja Católica diz que acatará todas as recomendações do Ministério da Saúde, no que toca a medidas de prevenção da expansão do vírus H1N1, incluindo, se necessário for, fechar as igrejas aos fiéis.

Em declarações ao CM, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, diz que 'todas as orientações serão respeitadas', referindo que, 'se avançar alguma medida mais radical, os católicos ficam dispensados de ir à igreja, podendo assistir à missa pela TV'.

Preferindo não se alargar muito sobre a matéria e sublinhando que, 'nesta altura, é importante evitar alarmismos', o prelado diz que 'os bispos estão disponíveis a colaborar com as autoridades de saúde, por exemplo, ao nível da divulgação de conselhos úteis no final das missas dominicais'.

O arcebispo não vê, para já, quaisquer alterações a introduzir de imediato, mas o CM sabe que há vários padres a aconselhar os fiéis a receber a comunhão na mão em vez de directamente na boca, como forma de dificultar a eventual transmissão do vírus. Aliás, essa deve ser uma prática a adoptar, nos próximos tempos, pela maioria dos párocos portugueses.

As missas e outras celebrações religiosas que impliquem grande concentração de pessoas, como peregrinações e procissões, podem ter de não se realizar, caso a expansão da gripe A, em Portugal, por contágio, atinja valores elevados. De resto, o País registou ontem mais oito casos, elevando para 79 o número de pessoas infectadas pelo vírus H1N1.

MILITAR REGRESSA A FRAGATA

O militar da fragata portuguesa Bartolomeu Dias, vítima de gripe A, já teve alta, segundo um comunicado conjunto dos ministérios da Saúde e da Defesa Nacional.

O marinheiro esteve internado seis dias no Centro de Saúde da Base Naval de Devonport, em Plymouth, no Reino Unido. A doença obriga a manter os 182 militares embarcados isolados, pelo que ficou suspensa a avaliação do treino.

A fragata Bartolomeu Dias está no Reino Unido a realizar o treino POST (Portuguese Operational Sea Training) desde 16 de Junho, estando previsto o regresso a Portugal a 1 de Agosto. Este treino militar visa dar formação naval comum a 44 países e 'por dia, chegam a embarcar quase cem pessoas no navio para testar todas as suas áreas', divulgou o comandante João Barbosa, porta-voz da Marinha. Um sistema que agora é reavaliado perante o isolamento dos militares.

De acordo com o comunicado, 'o militar regressa à fragata Bartolomeu Dias perfeitamente saudável, não correndo qualquer risco de novo contágio nem constituindo risco de contágio para a restante guarnição'.

'Foram cumpridas todas as normas previamente definidas no âmbito do plano de contingência para a gripe A'. Decorrente destas normas, a restante guarnição encontra-se isolada no navio, estando já a fazer a profilaxia de prevenção com um antivírico. A tripulação está a ser assistida pela equipa médica da própria fragata, constituída por uma médica e um enfermeiro.

TAMIFLU À VENDA NA NET

A ministra da Saúde, Ana Jorge, advertiu ontem contra o uso indevido do medicamento Oseltamivir (cujo nome comercial é Tamiflu), indicado para o tratamento da gripe A, pelo risco de aumentar o desenvolvimento da resistência do vírus. Na internet, o medicamento é vendido a preços muitos superiores aos preços praticados nas farmácias, onde é exigida receita médica.

VÍTIMA ISOLADA UMA SEMANA

Manuela Nunes, 43 anos, foi infectada em Palma de Maiorca. Há uma semana regressou aos Açorese adoeceu. Hoje volta ao trabalho. No Hospital de Angra do Heroísmo foi-lhe administrada medicação para seis dias, de 12 em 12 horas. Após um dia internada, teve alta na condição de permanecer isolada uma semana, contactando com o médico por telefone.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é o novo vírus da gripe A (H1N1)?

É um subtipo de vírus que afecta o Homem, que contém genes das variantes humana, aviária e suína.

2. Quais os sintomas da doença?

Febre, tosse, nariz entupido e dor de garganta. Podem ocorrer dores musculares, de cabeça, arrepios, fadiga, vómitos e diarreia.

3. Como ocorre a infecção?

O modo de transmissão é idêntico ao da gripe sazonal. Transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando se fala, tosse ou espirra.

4. Qual o período de incubação?

O tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas varia entre 1 e 7 dias.

5. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras?

Os doentes podem infectar outras pessoas por um período até 7 dias, ou o tempo em que manifestam os sintomas.

APONTAMENTOS

CRIANÇAS

As crianças que fiquem doentes não devem ser mandadas para a escola, indica Cristina Furtado, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

MADEIRA

Há 70 jovens da Madeira de quarentena em Terano, Itália, perante o perigo de estarem infectados, divulgou o Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais da Madeira.

24 HORAS

No Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge trabalha-se 24 horas por dia para analisar as 'centenas' de amostras que ali chegam para confirmar a presença do vírus.

NOTAS

ESCOLAS: SEM PLANO

Escolas, creches e jardins-de-infância ainda não têm plano de contingência para enfrentar a gripe A. Só ontem os ministérios da Saúde, Educação e Trabalho começaram a trabalhar numa resposta

REINO UNIDO: LIMITE A COMUNICAR

A diocese católica de Plymouth, cidade onde o marinheiro português foi infectado, deu ordens aos padres para não usarem o cálice de vinho durante a comunhão

MINHO: ESTUDANTE DOENTE

Um estudante da Universidade do Minho, de nacionalidade brasileira, é um dos casos mais recentes de gripe A. A residência universitária de Guimarães chegou a estar encerrada

Secundino Cunha / J.S.

Relacionados

news 8251044401985300089

Postar um comentário

emo-but-icon

item