igoospel

PM completa 155 anos com entrega de novas viaturas e cultos religiosos

Publicado em 10 de agosto de 2009 A Polícia Militar comemora nessa segunda-feira, 155 anos de atividades no estado do Paraná. Foi criada em ...

Publicado em 10 de agosto de 2009
A Polícia Militar comemora nessa segunda-feira, 155 anos de atividades no estado do Paraná. Foi criada em 10 de agosto de 1854, como Companhia da Força Policial, pelo presidente da nova Província, Zacarias de Góes e Vasconcelos que nomeou o capitão de 1ª Linha do Exército Imperial, Joaquim José Moreira Mendonça, para organizar a Corporação, composta por 67 homens.

A história da PM paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional, combatendo na Guerra do Paraguai em 1865, Revolução Federalista em 1893 e na Guerra do Contestado em 1913, entre outras.

A Polícia Militar do Paraná cresceu junto com o Paraná, adaptou-se aos nossos dias, evoluindo com a sociedade. Hoje, está voltada aos anseios da comunidade, integrando-se a ela através do Policiamento Comunitário, garantindo a paz e a proteção de vidas e bens a toda comunidade paranaense, sempre presente nos 399 municípios do Estado, atuando ostensiva e preventivamente, nas cidades, nas matas e estradas.

Campo Mourão

Em Campo Mourão, o 11º Batalhão da Polícia Militar preparou uma programação especial para comemorar a data. Entre as atividades, várias esportivas, como campeonatos de futebol suíço, xadrez, voleibol feminino, todas já encerrados. Hoje as homenagens serão de ação de graças, através de uma missa na Catedral de São José, às 19 horas, e culto evangélico, na 3ª Igreja Presbiteriana Renovada, no jardim Bandeirantes, a partir das 19h30. “Vale salientar que o Brasil é um estado laico, por isso não obrigamos nossos policiais a participar da missa, nem do culto, mas o convite fica aberto”, diz o subcomandante do 11º BPM, major Antonio Roberto dos Anjos Padilha. Os meninos do programa Formando Cidadão vão fazer uma apresentação musical durante a missa na Catedral, em homenagem à Polícia Militar.

Amanhã, data do aniversário, as comemorações se concentram na sede do quartel, inicialmente com homenagem e um café da manhã aos policiais da reserva, aqueles que já estão aposentados na Polícia Militar. “Convidamos mais de 30, de Campo Mourão e região, os quais serão recebidos a partir das 8 horas pelo nosso comandante Deliberador (Luis Carlos Menezes Deliberador) para um café da manhã. Em seguida o desfile da tropa, às 9 horas, e entrega de novas viaturas”, comentou Padilha.

Segundo o major, são três veículos Renault Logan, que chegaram essa semana de Curitiba. “Essas viaturas serão empregadas no Projeto Povo. Também será feita a entrega oficial de uma viatura da Patrulha Rural, que já está em atividade. Esse será o ponto alto das comemorações de aniversário, porque havia uma necessidade da renovação da frota. Temos viaturas com mais de 350 mil km, que já estavam na hora de serem substituídas”, completa.

PM também conta com armas mais modernas

Outra boa notícia revelada pelo major Antonio Roberto dos Anjos Padilha na data dos 155 anos de aniversário da PM, é a renovação do material bélico. Mais de 90% da corporação já conta com pistolas calibres .40, em substituição aos antigos revólveres calibre 38. “Praticamente já não utilizamos mais o revólver calibre 38 e o Magnum 357. Outra novidade importante é o uso da veste balística (à prova de balas) para todos os policiais, um equipamento de proteção individual que antes não era utilizado”, destaca o major.

Por outro lado, o subcomandante do 11º BPM fala dos motivos que não são para comemoração nesta data. Entre eles o aumento da criminalidade e o desgaste da tropa pelo trabalho intenso de combate à violência. “O nosso trabalho tem sido intenso, constante e sério. A Polícia Militar é uma instituição que recebe muitas críticas porque nossa atividade é de repressão e não agrada muitas vezes o cidadão que tem a casa assaltada, o carro roubado, além de outras situações. Por outro lado temos feito a prisão da mesma pessoa até cinco vezes e ele fica na cadeia. Ou seja, são os reincidentes no crime, o que torna o trabalho do policial cada vez mais desgastante e até questionado pela população. Mas o que posso garantir é que mesmo com todas essas dificuldades temos feito o nosso trabalho com dedicação e o que pedimos é a confiança da comunidade”, completa.

Diariamente a Central de Operações do 11º BPM recebe em torno de 300 a 350 chamadas, através do telefone de emergência 190. No entanto, muitas são os chamados ‘trotes’, ou seja, feitas por pessoas desocupadas ou mal intencionadas, com o objetivo de atrapalhar o trabalho da polícia.

“Isso causa muito transtorno, porque a cada ligação o nosso radio-operador é obrigado a fazer vários questionamentos, arrancando o máximo de informações para não deslocar a viatura para uma ocorrência que não existe. Sabemos que dependendo da chamada pode ser uma situação que exige pressa, mas essa triagem se faz necessário devido ao grande número de trotes. Claro que mesmo com esses cuidados, a equipe procura agilizar para que o atendimento seja feito com urgência, caso julgue necessário.”

Relacionados

news 321510709010882939

Postar um comentário

emo-but-icon

item