igoospel

Desmoronamento deixa 127 mortos na China

Deslizamentos de terra deixaram ao menos 127 mortos e quase 2.000 desaparecidos, durante a noite do último sábado, na pior enchente que a Ch...

Deslizamentos de terra deixaram ao menos 127 mortos e quase 2.000 desaparecidos, durante a noite do último sábado, na pior enchente que a China enfrentou na última década. No mínimo um vilarejo foi completamente soterrado.

De acordo com o governo Chinês, 45.000 pessoas foram evacuadas da província de Gansu – região tibetana no noroeste da China, dominada por montanhas íngremes. Por enquanto, foram contados 76 feridos.

Lama e rochas estão prejudicando os esforços de resgate. As autoridades enviaram mais de 4.500 soldados, policiais, bombeiros e médicos para socorrer as vítimas. O deslizamento foi causado por chuvas fortes.

O Primeiro-Ministro Wen Jiabao viajou às montanhas no sábado, depois que ele e o Presidente Hu Jintao pediram que as equipes de resgate não poupassem esforços para salvar vidas.
No mínimo 50.000 pessoas foram afetadas pelas inundações e metade da cidade de Zhouqu ficou submersa, segundo Mao Shengwu, chefe da prefeitura. Os desmoronamentos de terra – que começaram a meia-noite, enquanto as pessoas dormiam – empurraram lama, casas e carros para dentro de um rio. A obstrução da água piorou a inundação.

Mais de 680 pessoas foram resgatadas até agora, a maioria desses tinha ficado presa em cima de prédios que não desabaram.

Um vilarejo ficou soterrado enquanto uma parte da lama ocupou uma área com 5 km de distância e 500 metros de largura. A lama está impedindo o uso de máquinas pesadas, forçando as equipes de resgate a cavar com pás e com as próprias mãos.

Água, eletricidade, transporte e telecomunicações foram cortadas em partes da região – para onde as autoridades enviaram geradores, tendas, macarrão instantâneo e água engarrafada.

As chuvas de verão têm desencadeado enchentes que já destruíram 1,4 milhões de lares e causaram um prejuízo de 41 bilhões de dólares neste ano.

(Com AFP e Agência Reuters)

Relacionados

news 337419772833290009

Postar um comentário

emo-but-icon

item