igoospel

Assembleia de Deus se prepara para comemorar seu centenário no Brasil e 75 anos de atividades em Rio Claro

A Igreja Assembleia de Deus se prepara para celebrar 100 anos de existência no Brasil em 2011. Em Rio Claro, a Assembleia de Deus Ministério...

A Igreja Assembleia de Deus se prepara para celebrar 100 anos de existência no Brasil em 2011. Em Rio Claro, a Assembleia de Deus Ministério Madureira irá completar, também no próximo ano, 75 anos de atividades no município. E, para celebrar o centenário, serão realizadas programações em todas as Assembleias de Deus do Brasil no ano que vem. No município a programação de comemoração será em maio, mês de fundação da igreja.

Elienai Ribeiro de Souza, secretário da Assembleia de Deus Ministério Madureira, explica que no Brasil a igreja foi fundada em julho de 1911, em Belém, no Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Eles foram enviados dos Estados Unidos para o Brasil e iniciaram o movimento pentecostal no Brasil, que denominaram de Igreja Assembleia de Deus. Hoje, a igreja está organizada por ministérios.

O secretário observa que, em comemoração ao centenário da igreja no país, estão organizando juntamente com o Ministério do Belém eventos para 2011 para que a comunidade rio-clarense tenha conhecimento dos trabalhos feitos pela evangelização através da igreja durante esse tempo no país.
"É com muita alegria que aguardamos a chegada de 2011, pois para o povo assembleiano é um ano de comemoração pelos 100 anos de fundação da igreja. Para nós, brasileiros, a alegria é maior pois a Igreja Assembleia de Deus nasceu aqui no Brasil, mais precisamente em Belém (PA) e espalhou-se rapidamente para todo o país, inclusive com apenas 25 anos de atuação já estava sendo instalada em nossa cidade de Rio Claro. Hoje é a maior igreja evangélica do mundo e está presente em quase todos os países levando a palavra de Deus e resgatando vidas pelo “poder” que há no “Nome de Jesus”; cremos na Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), no nascimento virginal, morte vicária, ressurreição e intercessão de Jesus Cristo e na atuação do Espírito Santo na vida das pessoas, e nossa regra de fé e conduta está pautada nas Escrituras Sagradas", declara o pastor Marcos José Fogaça, à frente do Ministério Madureira desde novembro de 2007.

Conforme o secretário do Ministério Madureira, Rio Claro se destaca por ter sido uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a terem iniciado um trabalho da Igreja Assembleia de Deus. No município, a igreja foi fundada em 1936 pelo pastor Hely Martins.
"O primeiro culto evangélico dirigido em Rio Claro foi no final do mês de abril de 1936 na residência de um irmão chamado Irineu, que havia se mudado do Estado da Bahia para o município. Em maio, a igreja matriz do Rio de Janeiro designou o pastor Hely Martins, que residia em São Paulo, para abrir uma igreja em Rio Claro. Ele se mudou para o município, juntamente com a família, e iniciou o trabalho de evangelização. Os cultos eram dirigidos nas casas das pessoas que aceitavam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas", observa Souza.

Devido ao aumento na quantidade de fiéis, foi necessário um salão para acolher a comunidade. O primeiro templo da igreja em Rio Claro foi inaugurado em 26 de março de 1950 e ficava na Avenida 13, número 826, no Centro. A igreja continuou crescendo, construindo templos e adquirindo imóveis em diversos pontos da cidade e na região. Em 26 de maio de 1996, o pastor Noel de Araújo Lima, já falecido, inaugurou o templo na Rua 17, número 933, Jardim Claret, entre Avenida 5 e Tancredo Neves, onde hoje funciona o Ministério Madureira.

Souza salienta que, além do templo-sede na Rua 17, há outras 14 congregações em Rio Claro. Além disso, há também congregações em Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Mombuca, Corumbataí, Leme, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro.
Atualmente o Ministério Madureira conta com cerca de mil fiéis. Os cultos são realizados às terças-feiras, com culto de Ensino da Palavra às 19h30, e aos sábados e domingos Culto com a Família às 19h. O secretário pontua que todos os cultos são abertos ao público.

A igreja é composta por congregados, que são pessoas iniciantes; membros, que são os batizados; e obreiros, responsáveis pela celebração dos cultos e divulgação do Evangelho.
Souza diz que, ao longo dos 74 anos de existência em Rio Claro, a administração eclesiástica da igreja foi feita pelos pastores Hely Martins; Enoque Morgado; José Domingos Ludovico; Luiz Gonzaga Medeiros; Durval Pereira Batista; Francisco José de Andrade; Noel de Araújo Lima; Rubens Nunes da Silveira e Marcos José Fogaça, que é o pastor atual e está há três anos à frente da igreja.

O secretário da Assembleia de Deus Ministério Madureira avisa que nos dias 19, 20 e 21 de agosto realizarão o 47º Congresso da Umadric (União da Mocidade da Assembleia de Deus Rio-clarense). O evento será no templo-sede, a partir das 19h, e domingo a partir das 18h. "Teremos a presença de fiéis de toda a região, cantores evangélicos e dos preletores pastor Maicon Efraim e pastor Welison Rocha", comenta.

Já nos dias 26, 27 e 28 de novembro realizarão o Congresso da Ufadric (União Feminina) e da Assistência Social, no templo-sede. "Toda a comunidade está convidada para participar conosco e juntos recebermos as bênçãos espirituais para nossas vidas e nossa cidade", afirma o secretário./ Jornal cidade

Relacionados

Mundo news 4433488567783252301

Postar um comentário

emo-but-icon

item