igoospel

Tropas e milícia iraquianas entram em cidade estratégica perto de Tikrit

Forças de segurança iraquianas e uma milícia xiita tomaram o centro de uma cidade a norte de Tikrit do controle do Estado Islâmico nesta ...

Forças de segurança iraquianas e uma milícia xiita tomaram o centro de uma cidade a norte de Tikrit do controle do Estado Islâmico nesta terça-feira, enquanto se aproximam da cidade natal de Saddam Hussein.

Al-Alam é a última fortaleza do Estado Islâmico que precisa ser desobstruída antes de as forças do governo e milicianos entrarem na cidade de Tikrit, que está sob controle militante desde o ano passado.

Comandantes militares disseram que militantes do Estado Islâmico ainda estavam em casas na parte norte de al-Alam, mas o Exército, e principalmente a milícia xiita, retomaram o centro da cidade e estavam se preparando para conflitos nas ruas para tomar o restante.

"Atiradores de elite e armadilhas estão retardando nosso avanço para o controle de todas as partes da cidade", disse o capitão do Exército Wisam Ibrahiam, falando sobre al-Alam.

"Estamos esperando os helicópteros militares protegerem o caminho para um avanço das tropas", acrescentou.

A campanha para retomar Tikrit, que começou há uma semana, é a maior desde que o Estado Islâmico conquistou terreno no norte no último ano, e o governo espera que os ataques vão reverter o domínio militante.

O Estado Islâmico enviou reforços para Tikrit de outras partes do autoproclamado califado, onde sofreu ataque na segunda-feira de forças curdas perto da cidade petroleira de Kirkuk.

(Reportagem de Ahmed Rasheed/DCI)

Relacionados

internacional 2038955688598635344

Postar um comentário

emo-but-icon

item