igoospel

Jovens evangélicos de Joinville carregam cruz de madeira para provar sua fé

Durante 21 dias, pelo menos mil jovens de Joinville estão colocando à prova sua fé, carregando uma cruz de madeira com meio metro de comp...

Durante 21 dias, pelo menos mil jovens de Joinville estão colocando à prova sua fé, carregando uma cruz de madeira com meio metro de comprimento junto ao corpo. No trabalho, no ônibus, na escola e até para dormir, eles não desgrudam do objeto, símbolo cristão que para eles representa "a morte da própria vontade para viver a vontade de Jesus Cristo". Eles fazem parte da Onda Dura, um movimento da Comunidade Siloé, que está ganhando cada vez mais autonomia e status de nova igreja evangélica, voltada ao público jovem.

A campanha coincide com o período que antecede a Páscoa, a quaresma, e também tem um sentido de penitência, segundo o pastor Filipe Falcão Palhares Duque Estrada, o pastor Lipão, um jovem de 26 anos, que curte surfe, usa grandes alargadores nas orelhas, tem boa parte do corpo tatuado e em quase nada lembra a maioria dos colegas pastores.

— Não é um amuleto, não é para matar vampiros, não é para expulsar demônios, não é para impressionar a Deus. A intenção da cruz é conscientizar quem está disposto a seguir a Cristo de que é preciso carregar uma cruz que não é material, mas uma cruz de consciência — diz o pastor.

Em abril de 2011, um grupo de não mais do que 150 jovens da Onda Dura carregou cruzes de madeira pela cidade pelo mesmo motivo. Desta vez, há mais de mil adolescentes e adultos que optaram por manifestar sua fé nas ruas. Os integrantes que frequentam a igreja todos os sábados não são obrigados a carregar a cruz.

O desafio de carregar o objeto por três semanas também é simbólico. Segundo o pastor, esta é uma tarefa diária, permanente e que representa a negação dos valores terrenos em nome da salvação. A inspiração está nos evangelhos de Matéus, Marcos e Lucas: "Então Jesus declarou aos seus discípulos: Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe."

HISTÓRIA
A Onda Dura surgiu como um movimento dentro da Comunidade Cristã Siloé. Internamente, na Comunidade Siloé, a atuação da Onda Dura é tratada como Y, uma alusão à geração Y. Quando o trabalho começou, entre 2007 e 2008, a Onda preconizava a atuação junto aos jovens com idade entre 14 e 24, no máximo 25 anos.

Como a própria geração Y cresceu, hoje há integrantes de 40 anos, mas são minoria. A faixa etária predominante dos mais de 2,5 mil jovens que lotam todos os sábados a igreja continua perto dos 20 anos.

O QUE É SILOÉ
O Reservatório de Siloé ou Piscina de Siloé, que dá nome à igreja Comunidade Siloé de Joinville, é um marco situado na antiga Jerusalém. O reservatório era um receptáculo para as águas da fonte de Giom, que eram levadas para lá por dois aquedutos. O Siloé aparece diversas vezes na Bíblia. A principal aparição está em João 9:1-7, em que Jesus ia passando quando viu um homem cego de nascença. Depois de converar com homem, Jesus cuspiu no chão, fez barro com a saliva e pôs sobre os olhos do homem. Depois disse a ele "vai lavar-te no reservatório de água de Siloé". Ele foi, lavou-se, e voltou vendo.

informações de ANoticia

Relacionados

Mundo news 4026815828064942358

Postar um comentário

emo-but-icon

item