igoospel

Japão recorda hoje os 4 anos do terremoto e tsunami

O Japão parou nesta quarta-feira para recordar o aniversário de quatro anos do terremoto e do tsunami que devastaram a ilha em 11 de mar...


O Japão parou nesta quarta-feira para recordar o aniversário de quatro anos do terremoto e do tsunami que devastaram a ilha em 11 de março de 2011 e custaram a vida de 18,5 mil pessoas, entre mortos e desaparecidos. Além da devastação, a catástrofe provocou uma crise nuclear que até hoje não foi solucionada na usina de Fukushima, gravemente danificada. Em Tóquio, às 14h46 (2h24 em Brasília), foi realizada uma cerimônia em memória das vítimas no Teatro Nacional, com um minuto de silêncio.

Participaram do ato milhares de pessoas, entre elas o imperador Akihito, o primeiro-ministro Shinzo Abe e representantes da Prefeitura de Fukushima. "Passaram-se quatro anos e todos querem expressar o pesar às vítimas e a seus familiares. Cerca de 20 mil pessoas morreram e me preocupo com a população que ainda vive em casas provisórias, principalmente os idosos e os que foram obrigados a deixar suas casas em Fukushima", disse o imperador, anunciando que, em dois dias, será feita uma reunião internacional sobre prevenção de calamidades naturais. O terremoto, de 9 graus de magnitude, durou 120 segundos e provocou um tsunami que atingiu o nordeste do Japão, causando um dos maiores vazamentos nucleares. (ANSA)

Relacionados

tragédia 547751660735479414

Postar um comentário

emo-but-icon

item