igoospel

Japão para neste domingo para prestar homenagem aos mortos por tsunami

Os japoneses fizeram neste domingo um minuto de silêncio em memória das vítimas do terremoto e do tsunami que arrasaram o litoral nordest...

Os japoneses fizeram neste domingo um minuto de silêncio em memória das vítimas do terremoto e do tsunami que arrasaram o litoral nordeste do arquipélago há um ano, deixando um registro de cerca de 19.000 mortos e desaparecidos. Às 14h46, hora local (03h46 de Brasília), momento exato em que ocorreu o violento terremoto no dia 11 de março de 2011, os japoneses pararam em diversas cidades do para uma oração coletiva em homenagem às pessoas que perderam suas vidas na catástrofe natural e no grave acidente nuclear registrado depois na central atômica de Fukushima.

Em Tóquio, logo depois do minuto de silêncio, o primeiro-ministro Yoshihiko Noda pronunciou um discurso durante uma cerimônia no Teatro Nacional de Tóquio, na presença do imperador Akihito e de diversas personalidades. O chefe de governo prometeu fazer todo o possível para reconstruir a região devastada e transmitir a lembrança dessa tragédia às gerações posteriores. O imperador Akihito, recentemente submetido a uma cirurgia na qual recebeu um marcapasso, levantou-se imediatamente acompanhado pela imperatriz Michiko para rezar diante de um gigantesco monumento floral. "Um ano se passou desde o Grande Terremoto do leste. Presto uma homenagem profunda àqueles que perderam suas vidas", declarou o soberano, símbolo do povo, em um breve discurso. Akihito também falou do sofrimento das dezenas de milhares de pessoas obrigadas a abandonar suas casas por causa do acidente nuclear provocado pelo tsunami na central de Fukushima. Também lamentou que a reconstrução esbarre em inúmeras dificuldades nas províncias devastadas e, em parte, contaminadas pela radioatividade. Em outros locais do país, principalmente nas cidades do litoral nordeste, vários moradores rezaram voltados para o Oceano Pacífico, acompanhados de membros de suas famílias que retornaram especialmente para suas terras natais neste dia de reflexão.

 com informações de Band

Relacionados

tragédia 1122678540751983554

Postar um comentário

emo-but-icon

item