igoospel

Contratação de pastor por anúncio em jornal repercute em blog de jornalista

O blog do jornalista Aroldo Murá, comentou o dialogo de ontem entre Luiz Carlos Martins e um auto proclamado bispo da nova igreja pentecosta...

O blog do jornalista Aroldo Murá, comentou o dialogo de ontem entre Luiz Carlos Martins e um auto proclamado bispo da nova igreja pentecostal. Confira:

Quem não ouviu ainda pode ouvir o inacreditável diálogo mantido às 9h30 min de sexta-feira, 27, entre o comunicador Luiz Carlos Martins e um autoproclamado bispo de nova igreja pentecostal, a Global do Poder de Deus. Basta acessar WWW.portal/radiobandab.com.br

O radialista respondia a anúncio que a igreja publicara nos classificados da Gazeta do Povo pedindo pastores para atuarem na Região Metropolitana de Curitiba.

O bispo, que se identificou como Antonio José – e desconhecendo que a conversa estava sendo apresentada no ar pela poderosa emissora Rádio BandaB – fez perguntas ao candidato.
Quis saber se ele (Luiz) tinha experiência no pastoreio de igrejas.

Disse que dá preferência, na formação de seu plantel de pregadores aos que tenham passado pelas Igrejas Universal e Mundial do Poder de Deus.

PASTORES DO POVÃO – 1

Essas duas igrejas, de perfil neopentecostal – a primeira com ênfase na Teologia da Prosperidade, e a segunda acentuando as curas de males físicos – são muito eficientes na arregimentação de massas de crentes, particularmente de populações da baixa renda (a Mundial) e populações carentes e de pequena classe média (Universal). As duas são também conhecidas pela eficiência com que conseguem que seus membros façam-se dizimistas das suas igrejas.

A Universal pertence ao mesmo grupo da Rede Recorde, liderada por Edir Macedo.

PASTORES DO POVÃO – 2

Embora com pressa, pois disse estar com reunião em andamento, o bispo José explicou que a Igreja é nova, tem origemem Ponta Grossae alguns templos no interior do Estado. O diálogo não permitiu aprofundamentos: o dono da igreja garantiu que a denominação está sendo instalada em São José dos Pinhais, diante do que o radialista Luiz Carlos Martins deu um mote: “É, lá é uma cidade rica… cidade pobre não deve interessar”. O bispo respondeu: “Exatamente”.

PASTORES DO POVÃO – 3

As intenções do bispo e sua igreja são claras: instalar-se na Região Metropolitana de Curitiba, onde o filão da fé religiosa é evidente, sobretudo pela numerosa presença de novas igrejas, que não param de instalar-se na área. Fazem maior sucesso, naturalmente, as que prometem prosperidade material e curas. Na verdade, quase nada têm a ver com o protestantismo histórico, que se centra na chamada “ação de graças ao Senhor e na sua adoração”, como lembrou-me um pastor metodista de Curitiba, a quem consultei sobre as facilidades do chamado mercado religioso. Ele me fez algumas preciosas observações sobre o chamado marketing religioso, e a disputa que se vai fazendo cada vez mais acirrada nesse mercado.

VOCAÇÃO RELIGIOSA?

Em nenhum momento o bispo Antonio José questionou o interessado sobre sua formação escolar, nem a religiosa.

Luiz é que se adiantou: disse conhecer bem o Novo Testamento e pouco o Velho. Mas isso não parece ter interessado ao dono da Igreja Global do Poder de Deus. As credenciais são: ter passado pelas igrejas Universal e Mundial que, é evidente, aparecem como escolas de pastores.

Quanto à remuneração, respondeu que “depende” das diversas situações: se o futuro pastor for casado, terá uma remuneração; se solteiro, outra; se precisar alugar moradia, a Igreja dará um jeito – garantiu.

Luiz Carlos Martins prometeu “ligar à tarde”, o que, naturalmente não fez. Mas tenho certeza de que conseguiu um bom feito jornalístico, deixando à mostra de como é frágil – e deve ser lucrativa – a montagem de novas igrejas, especialmente em áreas tidas como ricas, como a Região Metropolitana de Curitiba.

O conclusão é uma só: os novos ministros não precisam ser vocacionados nem conhecer bem o evangelho.

‘LAVAGEM’ PELA FÉ

No meio de tudo isso, fiquei a pensar numa recente informação da área: um rico proprietário de indústria de móveis e colchões resolveu, no Norte do Paraná, fundar sua própria igreja.

A pergunta possível é se essas facilidades “religiosas”, com todos os benefícios de isenção fiscal, não geram lavagem de dinheiro? Só para lembrar ainda sobre o filão neopentecostal:

A Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada há 10 anos pelo intitulado apóstolo Waldomiro Santiago é hoje um dos grandes fenômenos de massa. Dias atrás, um culto da igreja em Guarulhos, SP, trancou por mais de duas horas a Rodovia Presidente Dutra.

Waldomiro é egresso da Universal.

informações de Bandab

Relacionados

polêmicos 7978991596095987068

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item