igoospel

Exposições no Centro de Cultura Judaica destacam super-heróis e quadrinhos judeus

Publicado em 11 de novembro 2009 Começam esta semana no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo, as exposições De Superman ao Chat du Rabb...

Publicado em 11 de novembro 2009

Começam esta semana no Centro de Cultura Judaica, em São Paulo, as exposições De Superman ao Chat du Rabbin e Para o Alto e Avante!. As duas destacam os criadores, os personagens e os temas judaicos nos quadrinhos do início do século XX até hoje.

Embora Superman não seja religioso em suas HQs, foi criado por dois seguidores da religião e, como destaca o release do evento, ganhou características judaicas após o Holocausto. A outra HQ mencionada no título da exposição, O Gato do Rabino (que teve dois volumes lançados no Brasil pela editora Jorge Zahar), é do francês Joann Sfar e trata de um gato que, na Argélia do século XX, começa a falar e discute judaísmo com seu dono.

Entre estes dois extremos, há, por exemplo, Magneto, o personagem de X-Men cuja identidade é marcada pelo Holocausto nazista, e toda obra de Will Eisner. A exposição destaca estes e outros marcos judeus nas HQs.

Já Para o Alto e Avante! reúne originais de seis artistas brasileiros – Leandro Spett, Marcelo Azalim, Paulo Galdino Sá, Ricardo Soares, Yan Pinheiro e Marcio Levyman – que criaram personagens franco-judaico-brasileiros especialmente para a mostra.

As duas exposições abrem nesta quinta-feira, dia 12, e ficam até 28 de fevereiro. O Centro de Cultura Judaica fica na rua Oscar Freire, 2.550 (ao lado da Estação Sumaré do metrô). O ingresso é gratuito, mas pede-se a contribuição de 1kg de alimento não perecível. Mais informações em (11) 3065.4333 ou na web.


Fonte: Omlelete

Relacionados

news 7786529761755442978

Postar um comentário

emo-but-icon

item