igoospel

EUA pressionam China a libertar ganhador do Nobel da Paz

Os Estados Unidos instaram Pequim, esta terça-feira, a libertar o ganhador do Nobel da Paz, o ativista Liu Xiaobo, antes da cerimônia de ent...

Os Estados Unidos instaram Pequim, esta terça-feira, a libertar o ganhador do Nobel da Paz, o ativista Liu Xiaobo, antes da cerimônia de entrega do prêmio, na próxima sexta-feira, em Oslo.
Referindo-se ao tema dos direitos humanos, o vice-secretário de Estado, James Steinberg, disse que "este é um assunto importante entre nossos dois países".
"Os Estados Unidos continuam preocupados com o rigoroso controle que o governo chinês exerce sobre as atividades e as pessoas que as autoridades consideram ameaçadoras para o Partido Comunista", acrescentou.
"Esperamos que a China dê passos positivos com relação aos direitos humanos, inclusive a libertação do prêmio Nobel da Paz, Liu Xiaobo", disse Steinberg no Center for American Progress.
Liu foi sentenciado em dezembro passado a 11 anos de prisão por acusações de subversão contra o governo chinês.
Liu Xiaobo, detido no nordeste da China, se tornou em 8 de outubro o primeiro cidadão chinês premiado com o Nobel da Paz.
Este intelectual de 54 anos cumpre pena de onze anos de prisão após ter sido um dos autores da "Carta 08", texto que reivindicava uma China democrática.
A China havia pressionado a Noruega para que não fosse concedido o prêmio a Liu, que era um dos favoritos. A atribuição do Nobel da Paz a este ativista constituiu uma afronta para Pequim, que considerou a decisão do Comitê Nobel da Noruega equivalente a "estimular o crime"./AFP

Relacionados

news 4503360728632704550

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item