igoospel

Sarkozy adverte contra ostentação religiosa

 Publicado em 08 de dezembro 2009 O presidente francês Nicolas Sarkozy fez uma advertência contra qualquer ostentação e provocação religios...

 Publicado em 08 de dezembro 2009
O presidente francês Nicolas Sarkozy fez uma advertência contra qualquer ostentação e provocação religiosa em um artigo publicado no jornal Le Monde, mas não criticou os minaretes das mesquitas, após a proibição por referendo na Suíça à construção de novas torres de mesquitas.
“É possível responder com um sim ou com um não a uma pergunta tão complicada que alcança assuntos tão profundos?”, questiona Sarkozy em sua primeira reação pública ao referendo de 29 de novembro na Suíça.

“Estou convencido de que podem provocar mal-entendidos dolorosos, um sentimento de injustiça e ferir as almas, ao dar uma resposta tão taxativa a um problema que deve ser resolvido caso por caso, respeitando as convicções e crenças de cada um”, acrescenta.
Sarkozy homenageia ainda a democracia suíça, “mais antiga que a nossa”, como recorda.

O chefe de Estado francês, que estimula um debate sobre a identidade nacional que envolve claramente a imigração, afirma no mesmo artigo, que o Le Monde publicará em sua versão impressa na quarta-feira, que em um país laico como a França, os fiéis, sejam cristãos, judeus ou muçulmanos, devem “saber evitar qualquer ostentação ou qualquer provocação na prática de sua fé”.

A França tem a maior comunidade muçulmana da Europa, formada por mais de cinco milhões de pessoas.

Fonte: Último Segundo

Relacionados

news 8231799410149211752

Postar um comentário

emo-but-icon

item