igoospel

Igreja sensibiliza para a doação de órgãos

 Publicado em 07 de dezembro 2009 A Igreja Católica reconhece o trabalho “exaustivo que se está a fazer em Portugal para responder, em mui...

 Publicado em 07 de dezembro 2009

A Igreja Católica reconhece o trabalho “exaustivo que se está a fazer em Portugal para responder, em muitas áreas, ao progresso da medicina em ordem aos transplantes de órgãos, o que tem permitido a salvação, a saúde e a qualidade de vida, a muitos milhares de pessoas”, lê-se no comunicado final do XXII Encontro Nacional da Pastoral da Saúde que terminou hoje (3 de Dezembro), em Fátima.

«Transplante de órgãos – doação para a vida» foi o tema central deste encontro que congregou cerca de 600 participantes. “O acto de amor que se exprime na doação de órgãos vitais, é também um autêntico testemunho de caridade, para que cresça sempre a vida e, por isso, «o caminho a seguir é a disseminação e a formação de uma cultura de solidariedade que esteja aberta a todos e não exclua ninguém»”, sublinham as conclusões.
Tendo em consideração estes pressupostos, a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, propõe “apoiar a reflexão, nas comunidades cristãs, escolas, paróquias e movimentos, sobre a cultura da solidariedade que convida à doação de órgãos, quer em vida, quer pós morte, como forma privilegiada de caridade; de facto, a missão educativa que pertence à Igreja contempla também a educação para a saúde e a educação para a solidariedade, mesmo neste significativo dom da vida, a dádiva de órgãos”.

Sugerir aos núcleos paroquiais da Pastoral da Saúde já presentes em muitas comunidades cristãs que criem grupos de dadores de sangue e grupos que se proponham “estudar as situações em que muitas pessoas se podem tornar dadores de sangue e dadores de órgãos em vida ou depois da morte; que se sensibilizem as populações para a doação de órgãos numa sociedade que se quer solidária”, realça o comunicado final.

Para que esta realidade seja mais conhecida, a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde irá elaborar material de informação que “dê notícia das muitas situações clínicas em que a transplantação de órgãos proporciona às pessoas que eram doentes quer a cura das suas limitações quer a qualidade de vida que sempre desejaram ter; este material será depois posto à disposição das comunidades cristãs, que querem colaborar na difusão da ideia de que a doação de órgãos é expressão privilegiada da solidariedade”.
Fonte: ecclesia

Relacionados

news 4343175287318754496

Postar um comentário

emo-but-icon

item