igoospel

Escritor lança livro sobre fé e fanatismo

 Publicado em 27 de novembro 2009 David Eme, autor de 'Contra a Vontade de Deus': “ livro é uma espécie de alerta”. “Contra a Vont...

 Publicado em 27 de novembro 2009
David Eme, autor de 'Contra a Vontade de Deus': “ livro é uma espécie de alerta”.
“Contra a Vontade de Deus”, primeiro livro de David Eme, acaba de chegar às principais livrarias de Bauru. E com uma temática que promete gerar polêmica e controvérsias: os efeitos da ignorância dos pais, da manipulação de líderes e do fanatismo religioso sobre a personalidade de crianças e adolescentes.
Marco, personagem central do livro, mora na fictícia Canaã. Tem relacionamento conflituoso com o pai evangélico, que tenta lhe impor a doutrina, mas não oferece respostas à curiosidade própria da infância.
Ao contrário, tenta impor um regime de terror a partir da interpretação que o filho julga equivocada e radical de princípios bíblicos. “Isso não pode. É contra a vontade de Deus”, martela o pai do protagonista, sem deixar margem a contestações.
Ao fazer 12 anos, e cheio de dúvidas, rejeita o batismo. Desperta a ira do pai e é rejeitado pelos irmãos de fé. A vida fora dali também é complicada para o pequeno Marco. É discriminado pelos amigos por causa da condição social – filho do coveiro da cidade, vive próximo da miséria. Aos 13, envereda pelo alcoolismo e, ao longo da adolescência, adquire fama de brigão.
O fim, conforme antecipa o autor em entrevista ao BOM DIA, é bem diferente do glamour das novelas de TV. “O meu livro é uma espécie de alerta sobre os efeitos trágicos que o fanatismo religioso tende a gerar nas crianças”, diz David. “Efeitos tão ou mais nocivos quanto não ter uma religião ou se manter longe de uma igreja”, completa
Munir Zalaf, da ABL (Academia Bauruense de Letras), leu o livro e vislumbra na obra até componentes dos enredos trágicos de Nelson Rodrigues.

Sem batismo
David é casado, tem três filhos e está Bauru desde 1988. Servidor público, atua profissionalmente na SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), em Bauru. Nascido em Promissão, na região noroeste do Estado, é filho de pais evangélicos e, assim como o seu personagem, não é batizado.
Ao se casar com mulher católica, passou a frequentar sua igreja por algum tempo. Mas, da mesma forma, se distanciou por completo e não professa esta religião.
“De um modo geral, fé virou sinônimo de comércio. Os que se dizem líderes se aproveitam da fragilidade das pessoas. É por isso que, no livro, não há alusão a qualquer denominação religiosa”, diz.
David, no entanto, não se considera um ateu. “Creio em Deus e faço minhas orações em casa.”
O autor, com apoio da ABL, planeja fazer o lançamento oficial do livro no início de 2010.


Incentivo de peso
David Messias da Silva, 59 anos, gosta de escrever desde a infância e decidiu lançar o livro em 2005 graças ao incentivo e estímulo da atriz e escritora Maitê Proença.
“Maitê veio lançar o livro dela em Bauru e fui até lá. Contei sobre ideia e, na dedicatória, ela me chamou de futuro autor. Aceitei o desafio e cá estou", brinca.

Fonte: Bom Dia Bauru

Relacionados

news 149572387943313192

Postar um comentário

emo-but-icon

item