igoospel

Doença faz garoto envelhecer cinco vezes mais rápido

 Publicado em 26 de abril 2010 O garoto britânico Harry Crowther tem 11 anos de idade, mas tem sintomas de quem já está ficando velho: pele...

 Publicado em 26 de abril 2010
O garoto britânico Harry Crowther tem 11 anos de idade, mas tem sintomas de quem já está ficando velho: pele enrugada, cabelo crescendo devagar, cansaço e artrite, entre outros. O menino sofre de uma forma rara da chamada síndrome progéria atípica, que faz com que ele envelheça cinco vezes mais rápido.

Trata-se de um problema genético raríssimo – estima-se que apenas Crowther tenha essa mesma forma da doença, o que prejudica qualquer prognóstico. A pessoa que viveu mais com um problema desse tipo morreu aos 26 anos de idade.
A pele dele começou a apresentar problemas quando ele tinha apenas um ano. Além disso, seu rosto começou a se alterar, o que fez com que os pais o levassem para um geneticista. Os médicos descobriram que a causa da doença é uma mutação em um gene chamado LMNA, conta o jornal britânico Telegraph.

John Crowther, pai do menino, que mora em West Yorkshire, na Inglaterra, disse ao jornal que o jeito "é sentar e esperar".

– Como a mudança no gene do Harry é único, os médicos não conseguem dizer o que vai acontecer. Nós já choramos e tivemos momentos de questionar porque isso aconteceu com a gente, como qualquer família faria. Mas temos de lembrar que ele está andando, falando e vai à escola.

O pai conta que, mesmo com a doença, o filho consegue andar de bicicleta, nadar e subir em árvores como qualquer menino de sua idade. O garoto reconhece que às vezes fica cansado e doente após essas atividades.R7

Relacionados

news 7610881048196417705

Postar um comentário

emo-but-icon

item