igoospel

Chuva forte deixa Nova Friburgo em estado de atenção com alagamento no centro da cidade

A chuva forte que começou na tarde de sábado (15) provocou alagamentos e deixou em estado de alerta o município de Nova Friburgo, na região ...

A chuva forte que começou na tarde de sábado (15) provocou alagamentos e deixou em estado de alerta o município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio. O risco de novos deslizamentos preocupa moradores e autoridades da cidade, devastada pelo temporal deste ano.

Segundo a Defesa Civil de Nova Friburgo, até as 19h50, não havia nenhuma ocorrência grave. Várias ruas, principalmente do centro, estão alagadas.

Foram registrados 75 mm nas últimas horas e a previsão é que a chuva continue durante a madrugada, de acordo com o subsecretário de Defesa Civil, o tenente-coronel João Paulo Mori.

- A previsão é de pancadas moderadas a noite toda. Tivemos na última hora 58 mm de chuva, isso é muito.

O estado de atenção é o segundo em uma escala que vai até quatro.

Simulado para prevenção de desastres

Neste sábado, Friburgo e Petrópolis participaram de um exercício simulado para a prevenção de desastres promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. O treinamento ocorreu simultaneamente nas comunidades de Vilage, em Nova Friburgo, e morro da Oficina, em Petrópolis.

O exercício simulado contou com a participação de cerca de 300 pessoas em cada cidade. A primeira etapa foi um alerta emitido aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil, com 24 horas de antecedência da previsão do desastre. O sinal é capaz de apontar a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos.

A segunda etapa envolveu as defesas civis locais, que dispararam o alarme aos moradores das áreas vulneráveis, via sistemas de sirene, mensagens pelo celular, carros de som e líderes comunitários.

O terceiro passo foi a retirada dos moradores das comunidades para pontos de apoio./ R7


Relacionados

tragédia 2472809343169379159

Postar um comentário

emo-but-icon

item