igoospel

Processo seletivo: O que responder na entrevista de emprego

Para obter uma colocação no mercado de trabalho, além de possuir um bom currículo, é necessário também saber realizar o famoso marketing pes...

Para obter uma colocação no mercado de trabalho, além de possuir um bom currículo, é necessário também saber realizar o famoso marketing pessoal. Quando estão frente a frente com o entrevistador, os jovens geralmente pecam na hora de responder sobre alguns motivos para a empresa contratá-lo.

Esse foi o principal anseio destacado por mais de 7 mil estudantes, entre 15 e 30 anos, na enquete "Qual o seu maior desafio durante uma entrevista de estágio?", realizada no início deste ano pela Nube, agência que administra vagas e cursos.

Do total de entrevistados, 40,67% apontaram o maior desafio como sendo “expor razões para fazer parte da equipe”. Em segundo lugar ficou "apontar seus defeitos", com 22,73%. Responder "quem é você" foi escolhido por 17,86%, "revelar seus objetivos para o futuro", com 10,35%, e “falar sobre suas qualificações”, com 8,38%.
Precipitar-se e decorar fórmulas de sucesso não adianta. Para Jéssica Leal Maltez, do setor de seleção da Nube, a dificuldade surge porque os estudantes desconhecem o perfil buscado pela empresa. “A maior parte dos candidatos não deseja transmitir algo a mais, com receio de serem prejudicados. O discurso acaba padronizado, clichê, não permitindo uma avaliação assertiva do selecionador", afirma.

De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), no primeiro trimestre do ano é quando as empresas abrem temporada, pois vários contratos chegam ao fim, alguns estagiários são efetivados e muitos estudantes terminam a graduação. Portanto, essa é a hora de enfrentar o medo. O estudante deve ser o mais natural possível e procurar passar confiança, demonstrando real interesse pela vaga./arca universal

Relacionados

news 2740323147077208352

Postar um comentário

emo-but-icon

item