igoospel

Igreja Batista usa símbolo pagão para comemorar seus 140 anos

Em 10 de setembro de 2011 acontecerá um evento na cidade de Santa Barbara D’Oeste em comemoração aos 140 anos da Igreja Batista no Brasil. P...

Em 10 de setembro de 2011 acontecerá um evento na cidade de Santa Barbara D’Oeste em comemoração aos 140 anos da Igreja Batista no Brasil. Para comemorar a data está sendo construído um Obelisco como marco da história da denominação conforme mostra vídeo divulgado no site da Convenção Batista do Estado de São Paulo.

A cidade de Santa Bárbara D’Oeste é o ponto inicial das Igrejas Batistas no Brasil, pois em 1871 batistas emigrados dos Estados Unidos fundaram ali a Primeira Igreja Batista no país.

A importância desses emigrantes não foi só para a evangelização, mas também para a cidade, pois eles trouxeram conhecimentos importantes para a agricultura e na área de fundição, contribuindo para o crescimento da cidade e do Brasil.

Por esses motivos, a prefeitura da cidade está apoiando o evento que convoca todos os mais de 1.200.000 batistas brasileiros a participarem das comemorações.
Obelisco

A criação de um obelisco para marcar os 140 anos da Igreja Batista tem gerado controvérsias, pois o marco é considerado um símbolo pagão. A origem dos obeliscos está ligada ao antigo Egito, representando o primeiro raio de sol, que seria o primeiro contato do deus Rá com os homens.
Diante da história do monumento que foi criado para adorar outros deuses, muitos cristãos enxergam a construção de um obelisco batista como uma afronta ao Evangelho por juntar elementos pagãos com o cristianismo.

Para Danilo Fernandes do blog Genizah Virtual a construção do obelisco “irá jogar a memória dos batistas na lama”, ele acredita que o monumento será erguido somente para satisfazer os interesses políticos da cidade. “Pois estão os batistas sendo obrigados a ver com tristeza a sua tradição jogada na lama para a promoção de uma cidade de periferia e de seus políticos que se orgulham de seu shopping, suas ruas e avenidas e que agora, ao custo da Santa Palavra querem transformar Santa Barbara do Oeste em ‘Meca Batista’.

Chegaram a criar no twitter um perfil @batistaspagaos para falar sobre o assunto. O micro blog é alimentado por Daniel Cocentino que explica o significado do obelisco. Segundo uma de suas mensagens a Convenção Batista do Rio de Janeiro não apóia essa construção. “Batistas do estado do Rio de Janeiro se levantam para rejeitar a inauguração de obelisco do paganismo egípcio em nome da denominação”./Gospelprime/igoospel

Relacionados

polêmicos 8185931974801748747

Postar um comentário

  1. Interessante que o simbolo da convenção acima, emblemático quanto a bandeira brasileira, e o peixe, simbolizando o cristianismo. Porem, quando somados, lembram, o olho de Horus, ou vulgarmente chamado de olho que tudo vê, simbolo dos maçons, tambem conhecido como olho de lucifer.

    ResponderExcluir
  2. Nota de esclarecimento
    Ao contrário do que afirmam alguns rumores que têm circulado pela internet, a Convenção Batista Brasileira não tem intenção alguma de construir um obelisco por ocasião dos 140 anos do início do trabalho batista no Brasil.

    O que haverá por ocasião desta data tão significativa é a realização de um culto de ações de graças a Deus, promovido pela Convenção Batista Brasileira em parceria com a Convenção Batista do Estado de São Paulo, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste (SP).

    Desde já, todo o povo batista está convidado a participar deste evento, cujos detalhes logo serão divulgados.

    Em Cristo,

    Sócrates Oliveira de Souza
    Diretor Executivo
    Convenção Batista Brasileira
    www.batistas.com

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Curta!

Videos

Davi Sacer - Venha o Teu Reino (Clipe Oficial)

item