igoospel

Obama: 'Exército terá de liderar transição genuína no Egito'

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que o Exército do Egito terá de liderar uma transição para a democr...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que o Exército do Egito terá de liderar uma transição para a democracia que seja considerada "genuína" pela população, após o presidente Hosni Mubarak renunciar ao cargo e transferir o poder aos militares.

Ao comentar a crise egípcia, Obama fez referência às outras mobilizações populares que vêm ocorrendo no mundo árabe para reivindicar mais liberdade e melhores condições de vida. "Não podemos deixar de ouvir os ecos da história", afirmou.

"O povo egípcio falou, suas vozes foram ouvidas e o Egito não será mais o mesmo", afirmou Obama, acrescentando que a renúncia não é o fim da transição do país para a democracia.

"Ao renunciar, Mubarak respondeu à fome do povo egípcio por mudança. Mas este não é o fim da transição, é o começo. Tenho certeza de que eles terão dias difíceis pela frente e muitas questões ainda estão sem resposta", disse o presidente americano. "Mas estou confiante de que o povo do Egito pode achar estas respostas pacificamente, de forma construtiva e seguindo o espírito de união que definiu as últimas semanas."
Obama disse que o Exército serviu de forma "patriótica e responsável" e agora deve assegurar que o processo de transição inclua diferentes setores da sociedade egípcia, que já "deixou claro" que não vai aceitar nada além da democracia.

Ele também afirmou que os militares devem estabelecer um caminho claro para eleições justas, rever a Constituição e pôr fim ao estado de emergência imposto por Mubarak desde que havia assumido o poder, em 1981.

O presidente disse que os Estados Unidos continuarão sendo "parceiros" do país e ofereceu "qualquer ajuda necessária". Segundo a revista "Time", autoridades do Departamento de Estado americano disseram que o governo dos EUA está preparando um novo pacote de ajuda aos grupos de oposição egípcios com o objetivo de ajudar em reformas constitucionais, desenvolvimento da democracia e organização das eleições de setembro. Obama não comentou o assunto no pronunciamento./IG

Relacionados

presidente 1867623585480549767

Postar um comentário

emo-but-icon

item