igoospel

Após protestos na Jordânia, rei nomeia novo primeiro-ministro

O rei pediu a Maarouf Bakhit, um antigo primeiro-ministro (2005-2007), "que tome medidas rápidas e claras para reformas políticas reais...

O rei pediu a Maarouf Bakhit, um antigo primeiro-ministro (2005-2007), "que tome medidas rápidas e claras para reformas políticas reais que reflictam a nossa visão favorável a reformas gerais modernas em apoio da nossa acção pela democracia", segundo o palácio.

Várias manifestações realizaram-se em Janeiro na Jordânia para exigir a demissão de Samir Rifai - o primeiro-ministro demitido - e contestar a política económica do seu governo, nomeadamente pela subida do preço dos combustíveis e dos alimentos.
Segundo o palácio, o governo de Rifai demitiu-se hoje. "Queremos reformas que abram caminho ao nosso povo para grandes oportunidades e a vida decente que merece", acrescenta o rei.

Maarouf Bakhit, um antigo militar que foi embaixador na Turquia (2002) e em Israel (2005), é muito popular na Jordânia.

A Frente de Acção Islâmica, principal partido da oposição na Jordânia, criticou hoje a nomeação de Bakhit, considerando que ele "não é um reformista". Já na segunda-feira a FAI anunciara que, contrariamente ao Egipto, a oposição não exige uma mudança de regime no reino mas sim reformas políticas./sapo.pt

Relacionados

news 7591123954194242548

Postar um comentário

emo-but-icon

item