igoospel

Cesare Battisti: Itália vai recorrer ao STF contra decisão de Lula

O governo italiano já anunciou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão de manter Battisti no Brasil e chamou o embaixa...

O governo italiano já anunciou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão de manter Battisti no Brasil e chamou o embaixador em Brasília de volta para a Itália, pelo menos temporariamente.
O Brasil tornou-se o assunto do réveillon dos italianos. A não-extradição de Cesare Battisti ganhou enorme destaque na imprensa, antes mesmo de ter sido anunciada oficialmente. “Nós temos um sistema judiciário e as decisões dos nossos tribunais devem ser respeitadas”, disse um morador de Roma. Outro homem declarou: “se voltar para a Itália, Battisti poderá revelar segredos desagradáveis”.
Nesta sexta-feira (31), depois do anúncio do governo brasileiro, a Itália convocou o seu embaixador em Brasília, Gherardo La Francesca, para vir a Roma discutir o caso. Na diplomacia, esse tipo de convocação é um forte sinal de desagrado, mas não significa o rompimento de relações.
Na Itália, os ministros dos partidos mais à direita estão prometendo represálias ao Brasil, pelo não cumprimento do tratado de extradição.
O jornal Corriere della Serra trouxe as declarações do primeiro ministro Silvio Berlusconi. Ele disse que está amargurado pela decisão e afirmou que o caso não está encerrado.
O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, também falou em amargura e desilusão. Lembrou que, em 2009, escreveu ao presidente Lula explicando os argumentos jurídicos e políticos para a extradição. Napolitano considerou incompreensível a posição brasileira.
A forte reação italiana contra o Brasil não foi vista no passado contra a França, quando a doutrina do então presidente François Mitterrand deu asilo a dezenas de ex-terroristas italianos. O governo da Itália avisou que pretende recorrer da decisão do governo brasileiro, em todas as instâncias possíveis./Clicapiaui

Relacionados

presidente 5403540724142669770

Postar um comentário

emo-but-icon

item