igoospel

Irã liberta Sakineh, diz comitê internacional

A viúva iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento, foi libertada juntamente com o seu filho e o seu advogado,...

A viúva iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento, foi libertada juntamente com o seu filho e o seu advogado, anunciou nesta quinta-feira (9) o Comitê Internacional Contra Apedrejamento, sediado na Alemanha.
“Recebemos do Irã a informação de que [Sakineh e o filho] estão livres”, disse Mina Ahadi, porta-voz do comitê, uma das organizações envolvidas numa vasta campanha internacional pela libertação da iraniana.

“Ainda aguardamos uma confirmação. Nesta noite deverá ser difundido um [um informe] [num] programa na televisão, e teremos a certeza absoluta. Mas, sim, ouvimos dizer que [Sakineh] está livre, tal como o seu filho e o seu advogado”, informou Mina Ahadi.

Sakineh Mohammadi-Ashtiani foi condenada à morte por dois tribunais distintos em 2006, pelo suposto envolvimento na morte do marido.

A condenação à morte foi convertida em dez anos de prisão em 2007, mas a condenação ao apedrejamento por adultério foi confirmada no mesmo ano por outro tribunal de recurso.

A revelação deste caso em julho passado por associações de direitos humanos suscitou em uma vigorosa reação no ocidente, com numerosos países solicitando a não aplicação da sentença considerada “bárbara”./DCI

Relacionados

news 8030143568765453788

Postar um comentário

emo-but-icon

item