igoospel

Força Sindical defende mudanças no cálculo do reajuste do mínimo

A Força Sindical e as demais centrais sindicais se reúnem nesta quinta-feira com o relator do orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), para ...

A Força Sindical e as demais centrais sindicais se reúnem nesta quinta-feira com o relator do orçamento, senador Gim Argello (PTB-DF), para discutir um novo valor do piso nacional. A entidade defende mudanças do cálculo do reajuste do mínimo em 2011.

Em 2006, foi estabelecido que o salário mínimo deveria ser reajustado conforme a inflação e o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antecedentes. Este acordo valeria até 2023. Mas, o PIB foi negativo no ano passado. Por isso, a Força Sindical quer que o reajuste seja definido levando-se em conta a expectativa de um PIB de 7%.

“É importante destacar que o Brasil, após as incertezas econômicas de 2009, que resultaram num PIB negativo, teve uma forte recuperação em 2010. Desta forma, a Força Sindical pleiteia uma forma de reavaliação levando-se em conta o cenário de crescimento previsto para o ano de 2010, com expectativa de um PIB de 7%. Isto deve ser somado à inflação do período.“, diz em nota o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-PT).
Agora, a entidade quer sensibilizar os líderes do Congresso Nacional sobre a importância de um bom reajuste que teria um impacto positivo na renda de 45 milhões de trabalhadores e aposentados.

“Entendemos que um reajuste digno para o salário mínimo é uma forma de distribuir renda e fortalecer o mercado interno, aumentando o consumo, a produção e, consequentemente, gerando novos postos de trabalho.”, completou.

Na manhã de hoje, a presidente eleita Dilma Rousseff anunciou que o salário-mínimo ficará acima de R$ 600 ao final de 2011 e chegando a mais de R$ 700 no final do mandato. Segundo ela, o governo terá condições de oferecer estes reajustes se a economia continuar mantendo o bom desempenho.


Redação: Eduardo Djun/eBand

Relacionados

Política 8857278337462539471

Postar um comentário

emo-but-icon

item