igoospel

Descoberto túnel na fronteira entre o México e os EUA com 30 toneladas de droga

Foi ontem descoberto um túnel na fronteira entre o estado da Califórnia, na costa oeste dos EUA, e o México, com 30 toneladas de marijuana. ...

Foi ontem descoberto um túnel na fronteira entre o estado da Califórnia, na costa oeste dos EUA, e o México, com 30 toneladas de marijuana. O túnel estava devidamente equipado, com luzes, ventilação e um sistema de caminhos-de-ferro.

Este túnel tem cerca de 600 metros e faz a ligação entre um armazém mexicano e outro na zona industrial de Otay Mesa, na Califórnia, disse Lauren Mack, a porta-voz do ICE (Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos).

Foram encontradas no armazém mexicano cinco toneladas de droga, prontas para serem transportadas, e outras 25 toneladas já se encontravam em território americano.

Outras 10 toneladas apreendias

As autoridades afirmam que seja deste armazém que tenham vindo as 10 toneladas apreendidas num camião em San Diego, na terça-feira. Foi este camião que despoletou a suspeita.

Durante uma operação de vigilância ao armazém em Otay Mesa, as autoridades viram aquilo que consideraram ser "atividade suspeitas" e de imediato um camião saiu das instalações. Os agentes seguiram o camião até um posto fronteiriço, onde investigaram o veículo que trazia 10 toneladas de marijuana, escondidas em várias caixas de cartão. Ao volante do veículo estava um casal, que foi detido.

John Morton, diretor do ICE, revelou que o contrabando naquela zona esteve bastante ativo durante o último mês. Descreveu o túnel como bastante pequeno, já que não se consegue estar de pé e o sistema ferroviário é bastante "rudimentar".

No entanto Morton disse que "estamos a lidar com contrabando e com um cartel de droga que opera ao mais alto nível", que adiantou ainda não terem conseguindo determinar qual o cartel que operava no túnel.

A quantidade apreendida é considerada significativa para as autoridades americanas e mexicanas, apesar de em outubro terem sido, durante uma operação no México, as forças de combate à droga mexicanas, terem realizado uma enorme operação que resultou na maior apreensão dos últimos anos: 105 toneladas de marijuana.

Túnel não é um caso único

Desde 2006 que já foram descobertos 75 túneis de ligação entre o México e os Estados Unidos, destinados ao contrabando, a maioria localizados na Califórnia e no Arizona, revelaram as autoridades.

No total já foram encontrados 125 túneis desde 1990, data do primeiro registo oficial da polícia, e apenas um destes 125 é referente a uma ligação fronteiriça entre os EUA e o Canadá.

O maior túnel fronteiriço foi descoberto em 2006 e tinha o comprimento de sete campos de futebol. Curiosamente também fazia a ligação entre dois armazéns nas mesmas localidades: Tijuana e Otay Mesa./aeiou

Relacionados

polícia 8554584694979540837

Postar um comentário

emo-but-icon

item