igoospel

AVEC promove inclusão digital em penitenciário

Perdão, transformação e reintegração social. Essa mensagem de esperança pregada pela Associação Vitória em Cristo chegou ao presídio feminin...

Perdão, transformação e reintegração social. Essa mensagem de esperança pregada pela Associação Vitória em Cristo chegou ao presídio feminino Joaquim Ferreira Souza, no Rio de Janeiro. A Avec fez uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) para criar um curso de informática na unidade penitenciária, inaugurado nesta quinta-feira, 10 de novembro. O projeto visa capacitar as internas para o mercado de trabalho.

O curso terá duração de quatro meses, com duas aulas semanais, e já tem sido alvo de grande procura. A razão é simples: "O curso ajuda a minimizar o ócio das internas e a conseguir uma colocação no mercado de trabalho quando estiverem em liberdade", explica a coordenadora do projeto, Lêda Vieira. Uma das alunas é D. A., que está presa há sete meses e deseja aprimorar seus conhecimentos. "Para mim foi a melhor coisa que aconteceu poder trabalhar e fazer curso. Assim eu ocupo meu tempo e não passo 24h dentro da cela", conta a detenta, que atua como assistente na área administrativa da penitenciária.
A inauguração foi marcada por muita emoção. Um coral formado pelas detentas louvou dois hinos, e depois elas ouviram uma mensagem motivacional da Drª Elizete Malafaia. "Vocês têm capacidade de desenvolver talentos e sair daqui para ser uma bênção como mulher e profissional. O curso vai ajudar a abrir um leque de opções para vocês", ressaltou. Ao término, as internas, em lágrimas, agradeceram a oportunidade concedida.

A iniciativa foi aplaudida pela diretora da penitenciária, Andreia Oliveira da Silva (na foto ao lado da Drª Elizete Malafaia), que defende a implementação de políticas públicas que resgatem a autoestima e autoconfiança das internas. "Antigamente, o que vinha para a interna era a sobra, o adaptável. Mas hoje o que oferecemos é tudo o que oferecemos a um cidadão normal, na expectativa de que ele use isso realmente como um instrumento de reintegração social. Esse curso servirá não só para quando a interna sair daqui. Aproveitamos essas pessoas, que despontam dentro de um perfil, para ajudarem nas atividades colaboradoras dentro da unidade, que são remuneradas", explica. Essas alunas podem atuar em áreas que façam uso da informática.

O convênio firmado entre a Avec e a SEAP foi divulgado no Diário Oficial nº 189 - Parte 1 - Folha 29 do Poder Executivo - sob o número E21/9014.496/2010.

Relacionados

Mundo news 1668746751717200724

Postar um comentário

emo-but-icon

item