igoospel

Magia de Maradona atrai fãs no Brasil

A importância de Diego Armando Maradona para o futebol mundial é indiscutível. Porém, nada comparável a adoração do povo argentino ao El Pib...

A importância de Diego Armando Maradona para o futebol mundial é indiscutível. Porém, nada comparável a adoração do povo argentino ao El Pibe de Oro. Tal reverência dos hermanos ao seu maior ídolo foi evidenciada com a criação da Igreja Maradoniana. Os "fiéis" consideram a data de nascimento do argentino (30 de outubro) como Natal, a Páscoa é celebrada no dia 22 de junho, data em que o atacante fez o emblemático gol de mão na partida contra a Inglaterra, nas quartas de finais da Copa de 1986.
Entretanto, em solo brasileiro, ele está longe de ser unanimidade, isso se deve em grande parte à rixa entre Brasil e Argentina pela supremacia do futebol mundial. Em contrapartida da maioria dos brasileiros, o analista de suporte Fred Cáfaro, de 24 anos de idade, disse ao SRZD considerar Maradona o melhor de todos os tempos. "Ele é o melhor. Simples assim".

Começo da paixão pelo futebol do argentino e oportunidade de ver o craque ao vivo no Morumbi

A paixão de Fred pelo futebol argentino começou aos oito anos de idade, graças ao seu irmão - que é fanático pelo futebol de nossos rivais históricos. Segundo Fred, um dos momentos que mais ficaram no seu imaginário foi o jogo entre Argentina e Inglaterra na Copa de 1986, quando Maradona fez o histórico gol de mão e o que é considerado por muitos o mais bonito dos mundiais, quando arrancou do meio campo e driblou meio time inglês (inclusive o goleiro). Ele também citou a vitória de 4 a 0 sobre a Grécia, na Copa de 1994.

Nosso entrevistado relatou a emoção ao acompanhar ao vivo, no Morumbi, o jogo entre São Paulo e Sevilla em 1993. "Tinham 45 mil pessoas no estádio, e lhe garanto que essas pessoas estavam lá para ver o Maradona, inclusive meu pai. Eu era bem novo, mas lembro de uma bola na trave e de quando meu pai falou, que mesmo gordo ele estava jogando muita bola".

Diferenças entre Pelé e Maradona

A paixão pelo futebol de Maradona fez Fred viajar até a Argentina, onde presenciou algumas histórias interessantes. Dentre elas, um cartaz no bairro de La Boca (Buenos Aires), em que dizia que era proibido falar mal de Maradona, e o estádio do Argentino Juniors, que leva o nome do craque. Ele também relatou as diferenças entre a idolatria do brasileiro a Pelé e do argentino a Maradona. "O argentino é por natureza mais apaixonado. Seja por Perón, por Che ou por Maradona. Mas se engana quem pensa que ele é unanimidade. O argentino, assim como o transforma no D10S, tem a capacidade de transformar em um mal-caráter. Lá, ou você ama ou você odeia Maradona, a maioria o ama".

Segundo o amante do futebol argentino, essa maior identificação dos hermanos se deve também ao lado humano do ex-jogador. Pois segundo ele, Maradona paga por todos os pecados do argentino, ao contrário de Pelé, que nunca teve a sensação de ser contestado de verdade./SRDZ

Relacionados

news 2159197318469280985

Postar um comentário

emo-but-icon

item