igoospel

Nova lei do aborto cria polêmica na espanha

Entrou em vigor na Espanha nesta segunda-feira a nova Lei do Aborto que permite a jovens maiores de 16 anos interromperem a gravidez até a 1...

Entrou em vigor na Espanha nesta segunda-feira a nova Lei do Aborto que permite a jovens maiores de 16 anos interromperem a gravidez até a 14ª semana sem precisar informarem seus pais. A nova resolução criou polêmica e forte oposição, principalmente nos setores ligados à Igreja Católica.

A partir de agora, interromper a gravidez voluntariamente deixará de ser um crime para se transformar em direito. Em 5 de julho de 1985, há 25 anos atrás, a primeira norma foi aprovada e permitiu que 1,3 milhão de mulheres abortassem na Espanha.

A nova lei estabelece aborto livre até a 14ª semana, e até 22ª semana em caso de risco de vida, da saúde da mulher ou de graves anomalias do feto. Neste último caso, é preciso aval de dois médicos que não façam aborto.

O Partido Popular (PP, partido conservador da Espanha) solicitou perante ao Tribunal Constitucional (TC) a suspensão de oito artigos por entender que o "aborto livre" é contrário a vida. Além disso, a associação de médicos e incapacitores da Espanha apresentaram recurso contra lei, alegando que a nova resolução é "juridicamente insustentável"./SRDZ /iGoospel

Relacionados

polêmicos 6634461504203888040

Postar um comentário

emo-but-icon

item